• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Ambiente

Crianças plantam árvores de fruto no projeto “Mãos na Terra”

maosnaterra

Iniciativa promovida pelo Município em parceria com a APPACDM

Os alunos do ensino pré-escolar do Centro Escolar da Arrifana participaram esta semana em mais uma iniciativa integrada no projeto “Mãos na Terra”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em parceria com a APPACDM do Concelho.

Ler mais

Município vai plantar cerca de 7 mil árvores em ações de reflorestação

plantacao

Objetivo é a regeneração das paisagens verdes destruídas pelos incêndios

O Município de Vila Nova de Poiares tem em curso 3 ações de reflorestação com vista à regeneração da ‘paisagem verde’ destruída pelo fatídico incêndio de outubro de 2017 e que, no total, representará a plantação de cerca de 7 mil árvores, todas de espécies autóctones.

Ler mais

Município e Universidade Lusíada assinam protocolo de parceria

U Lusiada parceria

Estudo de Caso em Fonte Longa para projeto de regeneração da paisagem e habitação sustentável

O Município de Vila Nova de Poiares e a Universidade Lusíada assinaram um protocolo de parceria para o desenvolvimento de um estudo de caso na aldeia de Fonte Longa em matéria de “regeneração da paisagem e habitação sustentável para a coesão socio-territorial”.

Ler mais

Poiares tem a água de melhor qualidade no distrito de Coimbra

Setor Aguas

Município renova selo de qualidade exemplar da água para consumo humano pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Vila Nova de Poiares conseguiu em 2018 uma percentagem de 100% de água segura, ficando em primeiro lugar no 'ranking' distrital em matéria de qualidade de água para consumo humano.

Ler mais

Viatura elétrica reforça serviços municipais e reduz impacto ambiental no Mercado

veiculo eletrico

Aquisição com financiamento do Fundo Ambiental no âmbito da logística descarbonizada e economia circular

O Município de Vila Nova de Poiares já conta com uma viatura elétrica de apoio aos serviços de ambiente. 

Trata-se de um quadriciclo 100 % elétrico com componente de carga e limpeza, adquirido no âmbito de uma candidatura efetuada ao Fundo Ambiental, na “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”, em que o Município viu aprovado o projeto para a implementação de medidas para a redução dos impactes ambientais no Mercado de Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Viatura elétrica reforça serviços municipais e reduz impacto ambiental no Mercado

veiculo eletrico

Aquisição com financiamento do Fundo Ambiental no âmbito da logística descarbonizada e economia circular

O Município de Vila Nova de Poiares já conta com uma viatura elétrica de apoio aos serviços de ambiente. 

Trata-se de um quadriciclo 100 % elétrico com componente de carga e limpeza, adquirido no âmbito de uma candidatura efetuada ao Fundo Ambiental, na “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”, em que o Município viu aprovado o projeto para a implementação de medidas para a redução dos impactes ambientais no Mercado de Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Obras de 1 milhão de euros no abastecimento de água e saneamento em Poiares

Arranque obra Casais

Duas novas adutoras de abastecimento de água e um novo ponto de entrega de águas residuais

O Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, e o presidente do conselho de administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), Alexandre Oliveira Tavares, visitaram as obras de investimento em curso na rede de abastecimento de água e saneamento em Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Poiares promoveu o uso da Água da Torneira com presença do Secretário de Estado do Ambiente

degustacao agua torneira 1

Ação no Mercado Municipal em parceria com as Águas do Centro Litoral

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, o Município de Vila Nova de Poiares promoveu, em parceria com as Águas do Centro Litoral (AdCL), uma ação de sensibilização para o uso da água da torneira, no Mercado Municipal, e que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

Ler mais

ZIF’s de Poiares promoveram jornadas técnicas em torno da floresta

zif jornada tecnica

Objetivo foi esclarecer proprietários e promover a sua adesão às associações

O Centro Cultural de Poiares acolheu esta semana a última das três jornadas técnicas promovidas pelas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) de Vila Nova de Poiares, nomeadamente de Santo André, Arrifana e São Miguel / Lavegadas, e que se encontram neste momento num processo de constituição.

Ler mais

Alunos apelam à defesa das árvores

dia arvores 1

Iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares em parceria com o Município

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Árvore e sensibilizar a população, principalmente os mais jovens, para a importância da preservação das árvores e da floresta, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer como da própria qualidade de vida das pessoas.

Ler mais

Vila Nova de Poiares adere à Hora do Planeta

Hora planeta 2019

As luzes de alguns locais públicos serão apagadas durante uma hora

O Município de Vila Nova de Poiares aderiu à iniciativa “Hora do Planeta” e, no próximo dia 30 de Março irá apagar as luzes, durante 60 minutos, em três locais públicos, o Monumento “O Cristo”, o Jardim Santo André e o Jardim de Homenagem ao Poiarense, entre as 20h30 e as 21h30.

Ler mais

ZIF’s de Vila Nova de Poiares realizam Jornadas Técnicas

cartaz zif topo

I jornada técnica a 18 Março com o tema “Uma Nova Floresta para Vila Nova de Poiares”

O Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com as 3 ZIF – Zona de Intervenção Florestal do concelho (Santo André, Arrifana e S.Miguel/Lavegadas) vão realizar um conjunto de três jornadas técnicas com o objetivo de divulgar e facultar informação técnica aos proprietários florestais sobre esta importante ‘ferramenta’ de gestão da floresta.

Ler mais

Município de Poiares aposta na redução de utilização do plástico

redu plastico

Câmara Municipal aprovou medidas ambientais a implementar

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade, em Reunião de Câmara, a adoção do programa de redução do uso de plástico pela Autarquia, iniciativa que se insere na estratégia de política ambiental preconizada por este Executivo Municipal.

Ler mais

Poiares investe na recuperação da floresta

recuperacao floresta

Gestão das faixas de gestão de combustível e regeneração florestal das zonas afetadas 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares tem em curso uma ação que visa a regeneração florestal e fluvial nas zonas que foram afetadas pelos incêndios de 15 de outubro, bem como promover a segurança dos cidadãos e dos seus haveres, nomeadamente junto dos aglomerados populacionais, na rede viária e ainda ao longo das linhas de água.

Ler mais

Assembleia aprova por unanimidade a criação da Empresa Intermunicipal APIN

AM extraord dez18 2

Entidade vai gerir o abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos de 11 municípios da região

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária convocada especificamente para o efeito, a constituição do sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos, bem como a constituição da empresa APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M. que o vai gerir.

Ler mais

Poiares recupera linhas de água afetadas pelos incêndios

Recup linhas agua

Município promoveu sessão pública para explicar a intervenção

O Município promoveu, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a empresa adjudicatária, uma sessão pública de esclarecimento para explicar os trabalhos de requalificação das linhas de água que já arrancaram na bacia do Rio Alva. A sessão teve lugar no centro de convívio da Moura Morta, na freguesia de Lavegadas e, para além de responsáveis da APA e da empresa Floresta Jovem, Lda, esteve também o presidente da Câmara Municipal João Miguel Henriques, para explicar às populações locais as intervenções que estão a ser realizadas nas linhas de água afetadas pelos incêndios de 2017, entre junho e outubro.

Ler mais

Poiares recebeu Bandeira Verde Eco XXI

BandeiraVerdeECOXXI

Prémio reconhece boas práticas em matéria de desenvolvimento sustentável

Logo no primeiro ano em que Vila Nova de Poiares se candidatou, foi distinguido com o galardão ECO XXI, figurando entre os municípios com os melhores índices de sustentabilidade municipal, recebendo a Bandeira Verde ECO XXI.

Ler mais