• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Ambiente

Alunos apelam à defesa das árvores

dia arvores 1

Iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares em parceria com o Município

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Árvore e sensibilizar a população, principalmente os mais jovens, para a importância da preservação das árvores e da floresta, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer como da própria qualidade de vida das pessoas.

Ler mais

Vila Nova de Poiares adere à Hora do Planeta

Hora planeta 2019

As luzes de alguns locais públicos serão apagadas durante uma hora

O Município de Vila Nova de Poiares aderiu à iniciativa “Hora do Planeta” e, no próximo dia 30 de Março irá apagar as luzes, durante 60 minutos, em três locais públicos, o Monumento “O Cristo”, o Jardim Santo André e o Jardim de Homenagem ao Poiarense, entre as 20h30 e as 21h30.

Ler mais

ZIF’s de Vila Nova de Poiares realizam Jornadas Técnicas

cartaz zif topo

I jornada técnica a 18 Março com o tema “Uma Nova Floresta para Vila Nova de Poiares”

O Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com as 3 ZIF – Zona de Intervenção Florestal do concelho (Santo André, Arrifana e S.Miguel/Lavegadas) vão realizar um conjunto de três jornadas técnicas com o objetivo de divulgar e facultar informação técnica aos proprietários florestais sobre esta importante ‘ferramenta’ de gestão da floresta.

Ler mais

Município de Poiares aposta na redução de utilização do plástico

redu plastico

Câmara Municipal aprovou medidas ambientais a implementar

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade, em Reunião de Câmara, a adoção do programa de redução do uso de plástico pela Autarquia, iniciativa que se insere na estratégia de política ambiental preconizada por este Executivo Municipal.

Ler mais

Poiares investe na recuperação da floresta

recuperacao floresta

Gestão das faixas de gestão de combustível e regeneração florestal das zonas afetadas 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares tem em curso uma ação que visa a regeneração florestal e fluvial nas zonas que foram afetadas pelos incêndios de 15 de outubro, bem como promover a segurança dos cidadãos e dos seus haveres, nomeadamente junto dos aglomerados populacionais, na rede viária e ainda ao longo das linhas de água.

Ler mais

Assembleia aprova por unanimidade a criação da Empresa Intermunicipal APIN

AM extraord dez18 2

Entidade vai gerir o abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos de 11 municípios da região

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária convocada especificamente para o efeito, a constituição do sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos, bem como a constituição da empresa APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M. que o vai gerir.

Ler mais

Poiares recupera linhas de água afetadas pelos incêndios

Recup linhas agua

Município promoveu sessão pública para explicar a intervenção

O Município promoveu, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a empresa adjudicatária, uma sessão pública de esclarecimento para explicar os trabalhos de requalificação das linhas de água que já arrancaram na bacia do Rio Alva. A sessão teve lugar no centro de convívio da Moura Morta, na freguesia de Lavegadas e, para além de responsáveis da APA e da empresa Floresta Jovem, Lda, esteve também o presidente da Câmara Municipal João Miguel Henriques, para explicar às populações locais as intervenções que estão a ser realizadas nas linhas de água afetadas pelos incêndios de 2017, entre junho e outubro.

Ler mais

Poiares recebeu Bandeira Verde Eco XXI

BandeiraVerdeECOXXI

Prémio reconhece boas práticas em matéria de desenvolvimento sustentável

Logo no primeiro ano em que Vila Nova de Poiares se candidatou, foi distinguido com o galardão ECO XXI, figurando entre os municípios com os melhores índices de sustentabilidade municipal, recebendo a Bandeira Verde ECO XXI.

Ler mais

“Semente para o Futuro” recolheu 2 mil sementes para reflorestação

semente futuro2

Objetivo é chegar às 14 mil plantas de espécies autóctones para reflorestar áreas ardidas

O Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com a Dueceira, a Activar, ADSCCL e Lousitânea promoveram uma ação de sensibilização e educação ambiental, no âmbito do projeto "Semente para o Futuro", que decorreu na Arrifana e resultou na recolha de quase 2 mil sementes (1876) e criação de 67 micro-maternidades de árvores autóctones.

Ler mais

Município de Poiares promove programas Aldeia e Pessoas Seguras

aldeia segura

Programas apresentados na freguesia de Arrifana, a menos atingida pelos incêndios em 2017

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, através do seu Serviço de Proteção Civil, e em parceria com a Junta de Freguesia de Arrifana, deu ontem início à apresentação dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, junto das populações dos lugares do Carvalho e do Soutelo.

Ler mais

Poiares é referência nas boas práticas em iluminação pública

Poiares Conferência Ilumincação

Investimento do Município em tecnologia LED apresentado em Conferência dedicada à temática

Vila Nova de Poiares foi o Concelho em destaque na conferência “Novo paradigma da iluminação pública e da gestão da distribuição de energia elétrica em baixa tensão, como oportunidade para o desenvolvimento das cidades e do território”, organizada pela Associação B2CITIzens, Lighting Living Lab e Centro Tecnologia, Investigação e Desenvolvimento do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), e que decorreu nas instalações do estabelecimento de ensino superior.

Ler mais

Poiares vai requalificar linhas de água afetadas pelos incêndios

protocolo apa

Protocolo assinado entre o Município de Vila Nova de Poiares e a Agência Portuguesa do Ambiente

O Presidente do Município de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, e o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, António Ribeiro, assinaram ontem em Coimbra um Protocolo de Colaboração para intervenção nas linhas de água atingidas pelos fogos florestais de 2017, com o intuito de promover a elaboração de projeto e consequente intervenção de regularização fluvial.

Ler mais

Despejo de entulhos de obras e monos domésticos

despejo monos

Aviso | Como proceder

Os entulhos de obras e monos domésticos, tais como mobílias velhas, sofás, colchões, entre outros, NÃO DEVEM ser colocados nos tradicionais contentores de lixo, nem abandonados nas bermas das estradas, espaços públicos e/ou florestais.

Ler mais

Câmara promoveu Ação de Sensibilização sobre a Vespa Velutina

Sessao Vespa

Iniciativa com o apoio da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra e Associação NATIVA

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu uma ação de sensibilização sobre a Vespa Velutina, vulgarmente designada por ‘vespa asiática’, em parceria com a ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra e Associação NATIVA, com o objetivo de alertar para os cuidados a ter e transmitir à população os métodos mais eficazes para o combate a esta espécie invasora.

Ler mais

Alunos entregaram pergaminho com sugestões da “Rota pela Floresta”

ABAE Rota Floresta

Atividade integrada na adesão à “Rota pela Floresta” da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares (centros escolares e Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos) fizeram a entrega oficial ao Presidente da Câmara Municipal dos seus testemunhos e sugestões no pergaminho que passou pelas várias escolas e também pelos Bombeiros Voluntários.

Ler mais

Poiares Trail reuniu mais de 1200 participantes

PT 2018

Certificação internacional foi a grande inovação deste ano

A edição de 2018 do Poiares Trail reuniu cerca de 1.200 de “amantes” da corrida entre a prova de trail longo (35 km), trail curto (17 km), caminhada (12 km) e a prova para os jovens (PT Kids), que este ano decorreu em ambiente noturno, reeditando os níveis de sucesso que tanto prestígio têm granjeado a este evento.

Ler mais

Já limpou o seu terreno?

limpeza floresta

Gestão de combustível | Criação de faixas de proteção

Nos terrenos com floresta e mato é obrigatória a criação de uma faixa de proteção às edificações não inferior a 50 metros. A limpeza dos terrenos dessa faixa de proteção deverá ser obrigatoriamente efetuada até 15 de março

Ler mais

Município reforça pontos de recolha de pilhas e baterias

pilhoes

Protocolo de colaboração com a Ecopilhas – Sociedade Gestora de Resíduos e Acumuladores

O Município de Vila Nova de Poiares está a apostar no alargamento de pontos de recolha de resíduos, nomeadamente dos designados eco-pontos e pilhões, numa clara preocupação com a defesa e preservação do meio-ambiente. 

Ler mais