• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares tem, ao longo da sua intervenção, potenciado a intervenção integrada, em parceria com as entidades sociais do concelho organizado a distribuição de recursos alimentares aos mais desfavorecidos.

Ao longo do ano são angariados diversos bens (alimentos, vestuário, calçado, mobiliário, entre outros) que são distribuídos ao longo do ano a famílias carenciadas de acordo com o encaminhamento efetuado pela rede de técnicos de Ação Social do concelho.

A Câmara Municipal e a Rede Social do Concelho promovem também diversas campanhas de angariação de bens para a atribuição de cabazes simbólicos e comemorativos de datas festivas às famílias com parcos recursos económicos.

O Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) é uma ação anualmente promovida pela Comissão Europeia e que adota um plano de atribuição de recursos aos Estados-Membros, para o fornecimento e distribuição de géneros alimentícios provenientes das existências de intervenção a favor das pessoas mais necessitadas da União Europeia.

Em 2014 o Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC) substitui o programa comunitário de distribuição alimentar anterior (PCAAC).

Podem ser beneficiários do FEAC aqueles que residam em território nacional e todas as famílias/pessoas e instituições/utentes, cuja situação de dependência social e financeira for constatada e reconhecida com base nos Critérios de Elegibilidade aprovados, nomeadamente as famílias mais carenciadas por baixo rendimento do agregado familiar. 

Deste modo, são priorizadas as situações de desemprego prolongado, prisão, morte, doença, separação e abandono, pensionistas do regime não contributivo, número de pessoas do agregado familiar, situações de catástrofe, entre outras.

Salienta-se aqui também a importância do papel desenvolvido pela Conferência Nossa Senhora das Necessidades (Conferência São Vicente de Paulo) na atribuição de bens e vestuário às famílias sinalizadas pelos diferentes serviços de ação social concelhios.