• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Santo André de Poiares


A Vila de Poiares Santo André é sede desta freguesia e sede do concelho de Vila Nova de Poiares.
Terá sido por volta de 1640 que um padre cansado do barulho da feira junto à Igreja de Santa Maria da Arrifana terá expulso os feirantes daquele lugar, tendo estes vindo a instalarem-se em Santo André de Poiares.
Poiares Santo André é a maior Freguesia em população do Concelho, onde se encontra os Paços Municipais construídos em 1866. Também aqui se localizam os grandes espaços públicos: o Jardim Municipal, construído em 1957 em frente aos Paços do Concelho; o Jardim de Santo André no centro da Vila de Poiares e o Jardim aos Poiarenses construído em 2009, jardim exótico e moderno que conta com um bonito monumento, numa fonte, dedicado às artes e manufaturas das antigas profissões concelhias.
Na sede do concelho encontram-se os Serviços Administrativos mais importantes: Agrupamento de Escolas, Bancos; Finanças; Notário; Proteção Civil e Bombeiros; Correios; Terminal Rodoviário; Infraestruturas desportivas (Estádio e Campos de Futebol) e culturais como o CCP (Centro Cultural de Poiares), assim como a maior parte do Comercio e Serviços.
É nesta Freguesia que se encontra o Templo de Nossa Senhora das Necessidades com a Capela benzida em 1909, substituindo uma capela de menores dimensões muito mais antiga. Aqui no “Arraial”, grande espaço de arvoredo realiza-se todos os anos a Festa à sua Padroeira no segundo Domingo de Agosto.
Ao nível do Património Humano, era oriundo desta Freguesia o Insigne Prof. Doutor Daniel de Matos, nascido em 1850. Licenciado em Medicina, Reitor e Lente da Universidade de Coimbra, publicou inúmeras obras de referencia, traduzidas para outras línguas, foi médico de nomes como, a Rainha D. Maria Pia, Dr. Afonso Costa, Dr. António José de Almeida, Brito Camacho e tantos outros.
Em 1858 nascia na Aldeia Nova o General João Pedroso de Lima. Comandou várias divisões do Exército e da Guarda Nacional Republicana, tendo sido Ministro da Guerra e do Interior.
Nascido em 1874, o Dr. José Maria Dias Ferrão, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Com inúmeras obras Jurídicas e Monográficas, é autor da primeira monografia do Concelho.
Lugares e aldeias da Freguesia são inúmeras e podemos destacar, a aldeia das Ribas no limite do concelho com Miranda do Corvo, a aldeia do Forcado no limite do Concelho com Serpins; a aldeia de Framilo limite do concelho com Foz de Arouçe e Casal de Ermio. Entroncamento de Poiares onde se cruzam as estradas nacional n.º 2 e nacional n.º 17, Risca Silva aldeia de comerciantes, aldeia de Couchel ou Abraveia são alguns dos lugares característicos desta Freguesia.