• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Ass municipal2

Grupo de trabalho pretende desenvolver ações de sensibilização e outras iniciativas de prevenção

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares reuniu pela primeira vez neste novo mandato com a composição resultante das recentes eleições autárquicas de 1 de outubro, reunindo três forças partidárias, PS, PSD e CDS, ainda que esta última conte apenas com um elemento.

Dos vários assuntos a discussão, realce para medida de apoio às famílias afetadas pelos incêndios que afetaram o concelho, nomeadamente nos meses de Julho, Agosto e Outubro.

A Assembleia deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta do Executivo e autorizar a aplicação da média dos últimos 12 meses na faturação do consumo de água referente àqueles meses para todos os consumidores que se tenham deparado com um consumo excessivo naquele período, decorrente da utilização da água da rede pública para o combate às chamas.

Também foi deliberada a aprovação da Área de Reconstrução Urgente, tendo por base o levantamento efetuado das habitações atingidas pelos incêndios, nomeadamente de 15 de outubro.

Este foi um dos pontos altos do debate, com a discussão orientada para as medidas que deveriam ser tomadas neste período de pós-incêndio, com as bancadas a considerarem ser tempo de aproveitar esta ‘janela de oportunidade’ criada para apostar na sensibilização dos proprietários e demais agentes da floresta no sentido de criar condições não só para conter e evitar a erosão dos solos, como também para pensar e planear o que fazer em matéria de reflorestação.

Neste sentido, as 3 forças partidárias representadas manifestaram-se disponíveis para a criação de um grupo de trabalho para análise do chamado período ‘pós-incêndio’, com vista à apresentação de sugestões de medidas e ações a desenvolver no terreno, como forma de agir sobre as áreas ardidas, mas também de prevenir o impacto das chuvas que o Inverno possa trazer.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «esta é uma excelente iniciativa dos grupos municipais representados na Assembleia e que denotam vontade de trabalhar em conjunto colocando-se ao serviço de Poiares e dos Poiarenses», sublinhando que o Município «precisa do empenho e dedicação de todos para se reerguer e reconstruir Vila Nova de Poiares, voltando a colocar o concelho na senda do progresso e do desenvolvimento».

Ass municipal1