vencedora RB

Vencedor do concurso recebeu um prémio de 300 euros

O Município de Vila Nova de Poiares em parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho promoveu um concurso para a criação do logotipo da Rede de Bibliotecas concelhia, tendo o trabalho vencedor sido apresentado hoje, com a correspondente entrega do prémio de 300 euros.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, «o objetivo deste concurso foi envolver a comunidade em torno de um projeto de dimensão concelhia, apelando à criatividade e sentido artístico da população, em especial dos jovens, mais habituados e mais habilitados no uso das novas tecnologias, permitindo desta forma, com o incentivo extra do prémio monetário, a criação de um logótipo que irá passar a ser a imagem do projeto da Rede de Bibliotecas de Vila Nova de Poiares».

As 7 propostas apresentadas foram devidamente avaliadas, nos termos do regulamento, por um júri composto por elementos designados em conjunto pelo Município e pelo Agrupamento de Escolas, que ponderaram critérios como a criatividade, qualidade gráfica, adequação ao tema, bem como a flexibilidade de adaptação/reprodução às necessidades de utilização em diferentes materiais e suportes. O resultado foi a escolha do trabalho da autora com o pseudónimo Sophia H.Carvalho.

De acordo com a memória descritiva, e respondendo às exigências do regulamento, o logótipo vencedor representa a imagem geográfica do concelho, com guias de conexão/rede, definidas pelos contornos das respetivas freguesias, seguindo-se a inclusão de seis ícones minimalistas que representam livros expostos na biblioteca, numa alusão às quatro freguesias, à biblioteca municipal e ainda a biblioteca escolar.

Refira-se que a missão da Rede de Bibliotecas é promover o desenvolvimento de projetos/atividades concertadas mediante uma estratégia de rentabilização e de partilha de recursos e de trabalho colaborativo entre Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal.

logotipo RB