• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

protocolo alimentacao desporto

Protocolo no âmbito da campanha da OMS “Let’s Be Active, Everyone, Everywhere, Everyday,

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, assinou esta segunda-feira um protocolo tripartido que visa a promoção da alimentação saudável e da atividade física, entre o Município que preside, a Direção-Geral da Saúde, representada pela diretora-geral Graça Freitas, e Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Este protocolo foi firmado na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

João Miguel Henriques considere que «se trata de mais um importante passo na política que temos implementado desde a primeira hora na promoção de uma alimentação saudável, desde logo nos Centros Escolares do Concelho, atendendo também ao facto das profundas raízes na gastronomia tradicional que o nosso Município tem».

Paralelamente, a aposta na promoção da atividade física – e desportiva – é, como referiu o Presidente da Câmara Municipal, «fundamental para a aquisição de hábitos de vida saudável, pelo que também esse tem sido um dos imperativos da ação política deste Executivo, bem patente no facto de em 2017 termos sido distinguidos como Município Amigo do Desporto».

O Protocolo agora assinado prevê que o Município de Vila Nova de Poiares «se comprometa com o objetivo de modificar a oferta de determinados alimentos, em particular os que apresentam elevados teores de açúcar, sal e gordura, bem como incentivar ações de reformulação nutricional dos produtos alimentares e capacitar os cidadãos e profissionais que trabalham ou influenciam o consumo de alimentos, sensibilizando-os para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis».

Já no que concerne à atividade física é pretendida a implementação de projetos que fomentem o desporto, em articulação com as Unidades de Saúde Pública local da ARSC.
Refira-se, por último, que a sessão protocolar recorreu no âmbito do lançamento mundial da Campanha “Let’s Be Active, Everyone, Everywhere, Everyday”, promovido pela Organização Mundial da Saúde, e que foi apresentado no dia anterior, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol em Oeiras.