• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

poiartes encerramento 2

29ª edição do certame ultrapassou todas as expetativas e foi a maior e melhor de sempre

O encerramento da 29ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Gastronomia, Caprinicultural e Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, ficou marcado pela revelação do número de entradas registadas no certame e que ascendeu a 51.552 ultrapassando todas as melhores expetativas.

Recorde-se que este foi o primeiro ano em que foi possível registar com precisão o número de entradas, mesmo apesar de não haver bilheteira, através de um equipamento digital especialmente montado para o efeito, e que vem assim confirmar que a POIARTES se afirma cada vez mais como um dos eventos de referência da região e do país.

A revelação do número foi feita pelo próprio Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques que, na sessão de encerramento fez questão ainda de agradecer, não só a todas entidades parceiras do evento, mas sobretudo «aos artesãos, cuja qualidade e autenticidade permitem à POIARTES continuar a ser uma das maiores feiras de artesanato do país» afirmou, sem esquecer um agradecimento especial «a toda organização, coordenada pela vereadora com o pelouro da cultura e turismo, Lara Henriques de Oliveira, não deixando de realçar o empenho e dedicação de todos os trabalhadores do Município envolvidos na organização do certame. «Sem eles, a POIARTES não era possível. Sou um presidente de câmara muito feliz por poder contar com esta equipa fantástica de mulheres e homens com quem tenho o prazer e privilégio de trabalhar», afirmou.

Apesar de manter bem forte a sua identidade de feira de artesanato, o que é facto é que a POIARTES tem vindo a crescer em dimensão e qualidade, incluindo também áreas agrícola, comercial e industrial, transformando a POIARTES numa verdadeira mostra do que melhor existe no concelho.

A POIARTES tem vindo a ‘bater recordes’ ano após ano e, a edição de 2018 foi sem dúvida a maior e melhor de sempre, onde os mais de 50 mil visitantes puderam apreciar os produtos e serviços de cerca de 200 expositores, divididos pelos diferentes setores.

Espetáculos Musicais de Grande Nível
A aposta num cartaz musical cada vez mais arrojado e numa programação cultural diversificada, tem-se revelado como um dos fatores de sucesso da POIARTES, e este ano não foi diferente, não só com os ‘cabeças de cartaz’ HMB, Aurea e Fernando Daniel, mas também com as restantes bandas e DJ’s que compuseram toda a oferta de espetáculos musicais nos dois palcos do recinto.

Além da vertente musical, também a programação cultural foi reforçada, com uma animação de rua constante e com diferentes estilos, bem como a realização de várias peças de teatro infantil, que enriqueceram ainda mais este evento.
As ofertas de lazer e diversão eram mais que muitas e para além dos tradicionais insufláveis, houve espaço para atividades de aventura, experimentando a sensação de andar de caiaque, ou até para umas voltas nos ‘carrinhos de choque’, que este ano voltaram a integrar o leque de animações da feira.

Destaque ainda para a presença de Pedro Tochas com o seu espetáculo “Nariz Preto”, para as atuações da CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares, para o Encontro de Bandas Filarmónicas na tarde de sábado e o concerto final do Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão que teve lugar na noite de domingo.

POIARTES em direto
O domingo foi um dos pontos altos da POIARTES 2017, com a realização do Programa Somos Portugal da TVI, que mais uma vez esteve em direto a partir do recinto da feira. Esta exposição mediática contribui não só para a atração de muito público, vindo das mais diferentes localidades da região, como permite que o nome de Vila Nova de Poiares e da POIARTES chegue aos ‘quatro cantos’ do mundo, fator reforçado ainda com a transmissão em direto dos espetáculos musicais em ‘live-streaming’ na página de Facebook do Município.

Ainda no domingo, e integrado na programação da POIARTES, decorreu também o XI Passeio de Motas e Motorizadas Antigas, que contou com a participação de cerca de 250 ‘motards’ vindos de vários pontos do país.

«Terminada a POIARTES 2018, é já tempo de começar a preparar o certame de 2019, que será a edição nº 30 e que certamente será ainda maior e melhor», afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

poiartes encerramento 1