• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

visita douchy 4

Visita do Presidente da Câmara Municipal reforçou os laços de geminação entre as duas vilas

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, esteve este fim-de-semana em Douchy-les-Mines, onde foi o convidado de honra nas cerimónias que assinalaram o centenário da assinatura do Armistício.

Acompanhado da Vereadora Lara Henriques de Oliveira, esta visita serviu também para assinalar os 28 anos do acordo de geminação com aquela vila francesa, e que foi celebrado a 10 de novembro de 1990.

Para João Miguel Henriques, «foi uma grande honra aceitar o convite formulado pelo Presidente de Douchy, Michel Véniat, e poder participar nas cerimónias que assinalaram o centenário da assinatura do acordo que marca o fim da I Grande Guerra. Paralelamente, foi também uma oportunidade para reforçar os laços de amizade que unem os dois municípios, lançando as bases para aqueles que podem ser futuros intercâmbios de natureza cultural, desportiva e social», referiu.

Do programa da visita, o grande destaque foi a participação no desfile comemorativo pelas principais artérias da vila, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares depositado uma coroa de flores no Monumento que perpetua a memória dos que participaram na I Grande Guerra, e também para a visita a Richebourg, localidade onde está instalado o Cemitério Militar Português, e onde estão sepultados 1831 soldados portugueses que tombaram em combate, sendo o único cemitério militar exclusivamente português em França.

28 anos de geminação entre Poiares e Douchy

Outro dos pontos altos da visita foi o Convívio de São Martinho, iniciativa promovida pela “Les Hirondelles du Portugal”, associação que agrega a comunidade de emigrantes portugueses de Douchy e dos concelhos vizinhos, e que desde a primeira hora teve um importante papel na celebração do acordo de geminação, ao ser o elo de ligação entre os dois concelhos.

Este convívio permitiu assinalar os 28 anos da assinatura do protocolo de geminação, que, para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, se revestiu «da maior importância para ambos os Municípios e as suas respetivas comunidades, ao ter permitido ao longo de todos estes anos a partilha de experiências culturais e sociais aos mais jovens e séniores dos dois Concelhos».
Nesse sentido, e como referiu João Miguel Henriques, «estamos a estudar as melhores soluções para que esses intercâmbios possam ser retomados, dando a descobrir aos munícipes o património, a história e a cultura quer de Vila Nova de Poiares, quer de Douchy-les-Mines.

visita douchy 1