• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

chegada reis magos

Programa contou com animação constante ao longo da quadra natalícia

A Chegada dos Reis Magos marcou o encerramento oficial da programação de Natal em Vila Nova de Poiares que, desde o passado dia 6 de dezembro, proporcionou um conjunto de atividades e iniciativas de animação que trouxeram uma ‘nova vida’ ao centro da vila.

A iniciativa, preparada e encenada pela CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares, procurou teatralizar a cena da tradição cristã com a chegada dos Reis Magos a Belém para adorarem o Menino Jesus, acabado de nascer e a quem trouxeram de presente ouro, incenso e mirra.

A recriação da cena natalícia foi protagonizada pelos próprios eleitos locais, que assumiram os papéis dos Reis Magos, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, e o Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Lima Fernandes, acompanhados da Vereadora Lara Henriques de Oliveira na personagem de Rainha Miriam, Rainha das Europas, e pelos atores da Companhia de Teatro de Experimental de Poiares, com o acompanhamento do Rancho Folclórico do Centro de Conívio do Carvalho e o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares.

O grupo concentrou-se junto ao Mercado Municipal, promovendo a partir desse ponto um conjunto de teatralizações interagindo com o público presente ao longo do percurso, até às escadarias do Cristo, onde finalmente encontraram o Presépio com a Sagrada Família.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, esta iniciativa «insere-se na política de promoção e dinamização do centro da vila, dando-lhe uma mais ‘vida’, proporcionando às populações momentos culturais, como este que encerra a programação natalícia» e representando ainda «um atrativo extra para uma maior afluência de público a esta zona, dando um novo alento e um impulso adicional ao comércio tradicional local».

Animação constante
Refira-se que a programação de Natal começou no dia 6 de dezembro, com a chegada de São Nicolau e a inauguração da iluminação de Natal que deu um colorido especial aos espaços públicos, tornando-os mais acolhedores e festivos. Foi ainda inaugurada a rede pública de wireless, num investimento do Município no âmbito da candidatura ao programa WIFI4EU, que disponibiliza o acesso gratuito a internet nos espaços públicos exteriores em todo o espaço central da Vila.

A programação contou ainda com a realização do Mercado de Natal "Poiares a Criar", da iCreate em duas edições nos fins-de-semana antes do Natal e ainda com a Chegada do Pai Natal, encenada pela CTEP e que fez as delícias dos mais pequenos. Além destas encenações houve ainda animação de rua, contos de natal, espetáculos de teatro e um espetáculo de fogo de artifício no fim-de-ano, assinalando assim, de forma mais animada a chegada do novo ano.

A chegada dos Reis Magos, no 'dia de Reis', marcou o encerramento oficial da programaçao natalícia, juntamente com concerto de Natal, na igreja matriz de Vila Nova de Poiares, pelo Grupo Folclórico e Cultural da Póvoa da Abraveia e a apresentação do livro “Se pudesse pagava à Morte para ela não vir”, de Isaura Maia, numa edição da iCreate.