Homenagem Cassiano Bandeira 1

Funcionários agraciados, Medalhas de Mérito e Medalha de Honra atribuída a Cassiano Alves Bandeira

Os 121 anos da restauração definitiva do concelho foram assinalados com pompa e circunstância, na presença do Secretário de Estado da Valorização do Interior, Engº João Paulo Catarino, que presidiu às cerimónias.

O membro do Governo foi recebido junto aos Paços do Concelho com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares e pela Filarmónica Fraternidade Poiarense, na presença das várias entidades locais e regionais representadas que fizeram questão de participar nestas comemorações, rumando depois ao CCP, para a Sessão Solene, juntando-se ao muito público presente que rapidamente fez esgotar a lotação do auditório.

A sessão teve início com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Lima Fernandes, que brindou os presentes com uma ‘autêntica aula de história’ sobre a freguesia de Arrifana, recordando o peso e importância da mesma para a própria fundação do concelho.

Seguiu-se um agradecimento a um trabalhador que se aposentou em 2018 e a atribuição de medalhas de bons serviços prestados aos trabalhadores do Município que perfazem 15, 25 e 35 anos de serviço. Foram ainda homenageadas algumas personalidades do concelho que se destacaram em diversas áreas, algumas a título póstumo, com a atribuição de medalhas de mérito municipal - grau ouro, nomeadamente a Filipe Alberto do Paço d'Oliveira Mendes (Phill Mendrix) e a José Couceiro Ferreira, na área da Cultura, ambos a título póstumo, a Carlos Manuel dos Santos Capela, na área da educação, também a título póstumo, à Associação iCreate, na área do associativismo, e ainda à empresa Nutriva - Produção e Distribuição Alimentar lda. na área empresarial.

Nesta cerimónia, foi ainda atribuída a Medalha de Honra do Município a uma personalidade de grande referência no concelho – Cassiano Alves Bandeira – o empresário fundador do Grupo Alves Bandeira, SA, um dos principais grupos económicos do país no setor dos combustíveis que, apesar de ser natural de Góis, mantém uma profunda ligação a Vila Nova de Poiares.

Presidente alertou Governo para as necessidades urgentes nas acessibilidades

Aproveitando a presença do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, apelou ao membro do Governo e ex-autarca do Pinhal Interior que conhece bem a região e as suas dificuldades em matéria de acessibilidades, a que se associe a esta causa e que a inclua «na lista das suas prioridades e da sua secretaria de Estado». «Não pedimos nada que não seja necessário, que não seja justo, que não seja merecido. Merecemos o mesmo tratamento, a mesma atenção e as mesmas oportunidades que os demais territórios e regiões do país», acrescentou o presidente do município, mostrando-se convicto de que «a A13, o IP3 e o IC6 são as vias estruturantes para a valorização destes territórios», garantindo que é «uma necessidade imperiosa» a ligação da A13 ao IP3.

É que, sustentou João Miguel Henriques, «não há desenvolvimento possível sem acessibilidades de qualidade», por muitos incentivos que se criem. E em matéria de acessibilidades, o autarca considera que Poiares está «exactamente como há 40 anos atrás». «Ou melhor, estamos pior, porque, hoje, o índice de utilização é muito mais elevado», sublinhou, dando como exemplo a Estrada Nacional 17, que «transforma os míseros 20 quilómetros» de ligação a Coimbra «num autêntico teste à paciência» dos utilizadores.

Sem responder diretamente ao apelo lançado, o governante disse acreditar «que o desenvolvimento (...) do Interior é alcançável com o aumento da atividade económica, do investimento que impulsione o tecido empresarial nestes territórios, gerando riqueza e criando emprego que permite por sua vez a fixação das pessoas», reconhecendo a importância do Estado, sobretudo «na criação de incentivos às empresas para que invistam no interior», acrescentando que «é isso que temos vindo a fazer».

A sessão solene não terminaria sem a interpretação do hino oficial do município e do hino nacional pela Filarmónica Fraternidade Poiarense abrilhantando ainda mais estas cerimónias do Feriado Municipal.

Veja o álbum de fotos AQUI