• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

gips pooares

Elementos do NPA, SEPNA e GIPS foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal

Durante dois dias o Concelho de Vila Nova de Poiares, em particular a freguesia de Arrifana, será visitada por uma equipa constituída por uma brigada do Núcleo da Proteção do Ambiente (NPA) da Lousã, outra do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Coimbra, e duas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana.

Esta equipa, em formatura, apresentou-se hoje nos Paços do Concelho ao Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, que se fez acompanhar do Coordenador da Polícia Municipal, Cláudio Cancela, do Comandante Operacional Municipal, Luís Sousa, e do Presidente da Junta de Freguesia de Arrifana, José Manuel Henriques.

Esta ação que se assume como preventiva enquadra-se no âmbito do Programa Floresta Segura 2019, com o objetivo prioritário a passar pela verificação do cumprimento da legislação, nomeadamente se efetivamente foram concretizadas as limpezas das faixas de proteção em redor das habitações e dos aglomerados populacionais em geral.

Como referido, esta ação irá decorrer principalmente na freguesia de Arrifana, classificada como prioritária pelo Instituto de Conservação de Natureza em termos de risco de incêndio, precisamente por ter sido a menos atingida pelos fogos nos últimos anos, em particular o de 15 de outubro de 2017. No entanto, a fiscalização preventiva estender-se-á às restantes freguesias do Concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares «este tipo de ações são fundamentais para as populações, sobretudo porque a crescente severidade e impacto dos incêndios dos últimos anos obriga a uma maior preocupação em especial no que respeita à proteção e defesa das populações e dos aglomerados populacionais».

João Miguel Henriques aproveitou ainda para destacar a «excelente parceria entre as diferentes estruturas, quer municipais, quer de segurança, quer de proteção civil, que tem colocado em prática uma estratégia concertada de forma a prevenir os fogos florestais».

Já José Manuel Henriques, Presidente da Junta de Freguesia de Arrifana, afirmou que «é com grande satisfação que vejo esta ação preventiva na freguesia, sobretudo após a classificação como prioritária pelo ICNF, e que vem ao encontro de todo o trabalho que temos desenvolvido no âmbito florestal, como por exemplo ao sermos parceiros juntamente com o Município na criação quer da Comunidade Local de Baldios da Arrifana, quer na futura Zona de Intervenção Florestal», concluiu.

Refira-se ainda que a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares está a promover até ao final do mês diversas sessões de esclarecimento junto da população em vários locais do Concelho, e que visam dar a conhecer a legislação e clarificar as dúvidas que ainda persistem relativamente à limpeza de terrenos, em particular a realização de queimas e queimadas.