• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

chocorito

Concurso Municipal de Ideias de Negócio revelou empreendedorismo dos jovens poiarenses

O Centro Cultural de Poiares foi o palco escolhido para a realização da sexta edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em parceria com a CIM – Região de Coimbra e com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Concelho.

A concurso estiveram 7 projetos desenvolvidos pelos alunos do 2º e 3º ciclo, secundário e profissional da comunidade educativa de Vila Nova de Poiares, centrados em particular no âmbito gastronómico, mas também ao nível do artesanato e dos cuidados com a comunidade sénior.

Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «a inovação demonstrada, bem como o grau de exequibilidade de todos os projetos refletem uma enorme capacidade empreendedora dos nossos jovens, que conseguiram apresentar produtos que podem muito bem ser uma realidade num futuro muito próximo».

O mesmo responsável deixou também uma mensagem aos alunos, referindo que «é muito importante que todos aproveitem esta oportunidade para desenvolver as vossas competências de criatividade e inovação, sobretudo pela importância que isso tem na vossa formação e naquilo que será o vosso futuro numa sociedade cada vez mais competitiva, em que aqueles que se diferenciam têm maiores possibilidades de sucesso».

Chocorito e Palicapri representem Poiares na Expo Empresas

Como é habitual, os vencedores dos segundos e terceiros ciclos, irão representar o Concelho na Expo Empresas da CIM – RC, evento que este ano irá decorrer em Vila Nova de Poiares, no dia 25 de maio.

Essa responsabilidade recairá no projeto Palicapri, apresentado pelos alunos do segundo ciclo, e que consiste num paliteiro que resulta de uma conjugação do artesanato local, nomeadamente os palitos floridos e a marca Poiares Capriland®, e no Chocorito, dos jovens do terceiro ciclo, e que se assume como uma fusão entre o chocolate e o doce local Poiarito.

Ainda a concurso no terceiro escalão foram apresentados os projetos Prazeres da Chanfana, hambúrguer em que o ingrediente principal é, como o nome indica, a Chanfana, e o projeto Atividosos, cujo objetivo passa por proporcionar à comunidade sénior um acompanhamento que proporcione a socialização e inclusão social.

Gastronomia foi ‘rainha’ no secundário/profissional

Por fim, no escalão dedicado aos alunos do secundário/profissional, o grande vencedor foi o projeto Patéchan, um patê a partir do produto Chanfana. Caberá agora aos alunos que apresentaram esta proposta o de representar o Município de Vila Nova de Poiares na final intermunicipal da CIM-RC, que decorrerá nos dias 6 e 7 de junho, em Mortágua

Nos restantes lugares do pódio ficaram o projeto Buchan, uma mistura dos dois produtos da gastronomia local arroz de bucho e chanfana, e ainda o whitesalame, uma reinterpretação do afamado doce salame, com chocolate branco.

Refira-se que o Júri foi constituído por Paulo Carvalho, presidente da Associação Empresarial de Poiares, Ana Grade, empresária do ramo alimentar e proprietária de uma unidade industrial no Concelho, e Liliana Simões, diretora da incubadora social Microninho, os quais tiveram de analisar os projetos sob diferentes aspetos, nomeadamente inovação, exequibilidade, qualidade da apresentação, desenvolvimento da ideia e o seu impacto no território da CIM – Região de Coimbra.

Durante o Concurso Municipal de Ideias de Negócio houve ainda a oportunidade para a apresentação do projeto Maria Xica de Ana Carvalho, uma casa de chá pet friendly que conquistou o segundo lugar no Concurso Empreender em Vila Nova de Poiares de 2018, para a presença do projeto 20coMel, promovido por alunos do 3º ciclo do Concelho que em 2018 venceram o concurso intermunicipal Epo Empresas Arte e Ofícios da CIM-RC, e para um momento cultural promovido pela Companhia de Teatro Experimental de Poiares.