• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

AEDP aniv19 1

Desafio deixado no 5º aniversário da Associação Empresarial de Poiares

O Município de Vila Nova de Poiares distinguiu no passado sábado as 6 empresas que receberam o estatuto PME Lider 2018, numa cerimónia de reconhecimento público durante o 5º aniversário da Associação Empresarial de Poiares.

Astropor, Farmácia Santo André, Dispan, Fresbeira, J.Silvas e Cª e M.N. Carvalho, Lda, foram as empresas distinguidas com o estatuto PME Lider 2018 e que receberam um diploma e um trofeu como símbolo de reconhecimento do Município, e que nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é um pequeno gesto de homenagem para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos empresários e seus colaboradores, mas também para «incentivar a que outras empresas possam também atingir este patamar, e quem sabe, nos próximos anos duplicar o número de empresas distinguidas com o prémio PME líder».

Objetivo: PME Excelência
O mesmo responsável colocou a fasquia ainda mais alta e desafiou os empresários poiarenses a conseguirem alcançar o estatuto “PME Excelência”, porque, conforme referiu. «temos um dos maiores e melhores parques industriais da região e o nosso tecido empresarial é tão bom ou melhor que nos outros concelhos. Não há motivo para que Vila Nova de Poiares não conste da lista de empresas com esta distinção», apontou.

Sobre o Parque Industrial, o autarca não deixou de sublinhar o investimento previsto de mais de 1,5 milhões de euros (co-financiado pelos fundos estruturais europeus) para infraestruturação do Polo II, cujas obras iniciarão em breve, prevendo-se que estejam concluídas em 2020.

Recordou ainda o trabalho desenvolvido no apoio e captação de investidores, lembrando que em 2013, no polo II, estavam ocupados apenas 2 dos 23 lotes disponíveis, ao passo que, atualmente, «face à constante procura e ritmo de cedência, a expectativa é que ainda antes do final do ano já não existam espaços disponíveis».

O Polo I também teve lugar no discurso do presidente da câmara municipal, que exortou os proprietários de lotes desocupados a «disponibilizarem esses espaços (que foram infraestruturados com dinheiro dos contribuintes e cedidos a preços simbólicos) para que possam ser utilizados naquilo para que foram construídos».

Perante uma sala repleta de empresários, com a presença de presidentes de junta de freguesia, representantes do Agrupamento de Escolas e também de outras associações empresariais, nomeadamente de Miranda do Corvo, João Miguel Henriques apelou ainda a uma maior «união de esforços em defesa do tecido empresarial, porque juntos somos de facto mais fortes».

Acessibilidades continuam na ordem do dia
A questão da falta das acessibilidades foi outro tema em destaque nos discursos tanto do presidente da AEDP, Paulo Carvalho, como do presidente da Assembleia-Geral da mesma entidade, Vítor Silva, a que o presidente da Câmara Municipal respondeu, garantindo que «continua a estar na ordem do dia», dando conta das várias diligências e reuniões tidas sobre a matéria, sendo que «a primeira grande vitoria foi a sinalização no Plano de investimentos nacional para 2020-2030 da ligação da A13 ao IP3/IC6, com um investimento previsto de cerca de 80 milhões de euros», apontou.

A grande ‘luta’ deste Executivo Municipal é que este investimento «deixe o plano das intenções e passe para o plano das ações, assegurando que «esta é a questão politicamente mais importante do mandato», garantindo que continuará a colocar todo o seu empenho para conseguir as acessibilidades que os empresários necessitam e, sobretudo, que o concelho merece», concluiu.

AEDP aniv19 2