logo OP2019 LR

Período de votação decorre até 31 de julho

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou em reunião do Executivo o relatório da Comissão de Análise Técnica do Orçamento Participativo, elegendo as propostas que serão colocadas a votação a partir de terça-feira, 11 de junho, decorrendo até dia 31 de julho.

Recordamos que o Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares está dividido em dois, o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG), com um montante atribuído de 25 mil euros a cada um, perfazendo um valor global de 50 mil euros.

Depois de decorrido o prazo de apresentação de propostas e das mesmas terem sido devidamente analisadas e estudadas pela Comissão de Análise Técnica, nomeada pelo Presidente da Câmara Municipal, foi elaborada a seguinte lista das propostas que será submetida a votação:

Orçamento Participativo Geral
• Proposta 1 – “Aquisição de Viatura Ligeira Adaptada a Pessoas com Mobilidade Reduzida” - Valor: 24.950,00 (vinte quatro mil novecentos e cinquenta euros) – Proponente: Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades
• Proposta 2 – “Aquisição de Veículo com Plataforma Elevatória” - Valor: 24.500,00 (vinte e quatro mil e quinhentos euros) – Proponente: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares
• Proposta 3 – “Embelezar a Nossa Vila, Atrair Pessoas para o Comércio Tradicional” – Valor: 25.000,00 (vinte e cinco mil euros) – Proponente: Ana Regina Dias Lima Fernandes Martins

Orçamento Participativo Jovem
• Proposta 1 – “Campo de Treino para Escolinha de Infantes e Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares” - Valor: 24.984,70 (vinte e quatro mil, novcentos e oitenta e quatro euros e setenta cêntimos) – Proponente: Ruben Filipe Rosa Lopes

Recorde-se que, nos termos do regulamento, todos os cidadãos terão direito a quatro votos, sendo distribuídos da seguinte forma: Cada munícipe na faixa etária de 16 a 35 anos pode colocar três votos em propostas do OPJ e um voto em propostas do OPG; e, cada munícipe na faixa etária acima dos 35 anos pode apresentar um voto em propostas do OPJ e três votos em propostas do OPG.

A votação é aberta a todos os cidadãos, com mais de 16 anos, devendo fazer-se acompanhar da respetiva identificação (BI/CC), sendo que a mesma pessoa só pode votar uma vez.

Face à necessidade de garantir um processo justo e transparente o Executivo decidiu, à semelhança dos anos anteriores, avançar para uma votação apenas em sistema presencial, dado que as soluções digitais alternativas não oferecem garantias de completa imparcialidade, podendo facilmente comprometer a transparência e rigor do processo.

Assim, a votação presencial poderá ser feita no edifício dos Paços do Concelho, no Centro Cultural e na sede de cada uma das quatro juntas de freguesia, sendo os resultados finais e a proposta vencedora conhecidos, depois do apuramento dos resultados, durante o mês de agosto.

Mais informação sobre o processo e propostas a votação poderá ser consultada em http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/municipio/orcamento-participativo