OrcamentoParticipativo

Viatura com plataforma elevatória vence OPG e campo de treino para escolinha de bombeiros vence OPJ

Já foram apurados os resultados do Orçamento Participativo, tendo já sido conhecidas as propostas vencedoras.

A abertura das urnas e contagem de votos decorreu na presença dos elementos da comissão de análise técnica do Município, do grupo de acompanhamento designado pela Assembleia Municipal, bem como dos autores/representantes das propostas apresentadas, numa sessão presidida por João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal.

No âmbito do Orçamento Participativo Geral, a proposta vencedora foi a aquisição de uma viatura com plataforma elevatória, apresentada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, num montante de 24.500,00€, sendo que no processo do Orçamento Participativo Jovem, a proposta vencedora foi o Campo de Treino para Escolinha de Infantes e Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, no montante 24.984,70€, apresentada por Rúben Lopes. As propostas vencedoras serão agora devidamente analisadas e os respetivos montantes inseridos no Orçamento do Município para 2020.

Ao todo foram contabilizadas 426 participações, num total de 1704 votos admitidos, dado que cada votante tinha direito a quatro votos, distribuídos de forma diferente consoante a idade, resultando num processo onde todos se podiam pronunciar sobre todas as propostas a concurso, tanto do Orçamento Participativo Geral, como do Orçamento Participativo Jovem.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «apesar da votação ser apenas presencial, e de apenas haver uma proposta no orçamento participativo jovem, registou-se uma adesão digna de registo, demonstrando que as pessoas são capazes de se mobilizar e mostraram vontade em participar e dar a sua opinião sobre as propostas a concurso».

Esta foi a terceira edição do Orçamento Participativo em Vila Nova de Poiares, recordando que nas duas edições anteriores venceram projetos como a aquisição de uma viatura de transporte de doentes, entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a repavimentação do campo de jogos da Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, a construção de um canil/gatil municipal e uma campanha de esterilização, vacinação, desparasitação, identificação e registo para animais de proprietários carenciados.

O mesmo responsável sublinhou que, «apesar do orçamento participativo ser uma realidade recente, com modelo e regras próprias, a participação alargada nas decisões e opções de investimento foi sempre uma prática deste Executivo, dando espaço e ouvindo a todos, auscultando as populações todos os dias, num contacto direto e próximo com os munícipes e também promovendo reuniões com as diferentes forças políticas, aquando da preparação do Orçamento Municipal, porque a democracia participada e participativa é um dos valores fundamentais da nossa ação», concluiu