Cartaz Orçamento Participativo Largeb

50 mil euros distribuídos em parcelas iguais pelo Orçamento Jovem e Geral

O dia 1 de fevereiro marca o arranque para a quarta edição do Orçamento Participativo (OP) 2020 de Vila Nova de Poiares, ao se iniciar o período de apresentação de propostas para ambas as vertentes do OP, o Geral e o Jovem, sendo que cada uma tem uma verba destinada de 25 mil euros.

Este período decorre até ao dia 30 de abril, sendo que no O.P. Jovem podem participar todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no Concelho, bem como associações juvenis. No que diz respeito ao O.P. Geral, podem participar todos os cidadãos com idade superior a 35 anos, que sejam naturais, residentes ou trabalhadores no Concelho, assim como todas as pessoas coletivas com sede no Município.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «esta iniciativa é um exemplo de democracia e cidadania ativa, em que os cidadãos são chamados a desempenharem um papel mais ativo na vida da sua comunidade, sobretudo porque lhes permite definir em concreto o destino dado a uma parte do orçamento municipal».

João Miguel Henriques espera, mais uma vez, «uma grande mobilização por parte de todos, proponentes e votantes, o que se traduzirá numa grande de manifestação e participação cívica a exemplo do que tem sucedido nos anteriores, demonstrativo da vontade dos concidadãos em se envolver e manifestar a sua opinião».

Recorde-se que ainda no passado dia 13 de janeiro foi inaugurado o Centro de Recolha Oficial do Concelho, vulgo canil municipal, em virtude de ter sido a proposta mais votada no Orçamento Participativo Jovem de 2018.

Refira-se que em 2019 a proposta que reuniu maior votação no Orçamento Participativo Geral foi a aquisição de veículo com plataforma elevatória, no valor de 24.500€, proposta pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, enquanto que no O.P. Jovem, a proposta vencedora foi o campo de treino para escolinha de infantes e equipa cinotécnica dos B. V. de V. N. Poiares, no valor de 24,848,70€, proposta por Ruben Rosa Lopes, as quais serão concretizadas durante o ano de 2020.

O período de apresentação de propostas agora iniciado decorre até ao dia 30 de abril, podendo a participação ser feita online, através da apresentação por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou presencialmente nas juntas de freguesia. Findo este período decorrerá a análise pela Comissão Técnica, que determinará a elegibilidade das propostas e se reúnem os requisitos necessários para passar à fase de votação, que decorrerá nos meses de julho e agosto.

Para mais informações poderá consultar o sítio na internet do Município, em www.cm-vilanovadepoiares.pt/municipio/orcamento-participativo, onde encontrará todas as informações para poder participar.