• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

jovensautarcas

Trata-se da sexta edição do programa promovido pela Câmara Municipal

O processo para a eleição dos Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares 2024 já arrancou com o período de recenseamento, sensibilização e apresentação de candidaturas até 30 de novembro, ao programa promovido pela Câmara Municipal, que vai já para a sua sexta edição.

Como refere João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «é fundamental promover a participação ativa dos jovens na causa pública. O Programa Jovens Autarcas surge como a resposta à urgente necessidade de cultivar o interesse, a conscientização e a envolvência dos jovens no processo de participação democrática».

«Esta iniciativa, ao mesmo tempo que encoraja a uma maior participação dos nossos jovens, promove um diálogo construtivo entre diferentes gerações, ao integrar a juventude nas decisões locais e por contribuir para a criação de políticas mais inclusivas e equitativas, refletindo as diversas necessidades e aspirações dos decisores de amanhã», referiu o Presidente da Câmara.

João Miguel Henriques, afirmou ainda que «ao envolver os jovens desde cedo na definição de políticas de proximidade, estamos a criar os alicerces para uma sociedade mais participativa e representativa, combatendo a crescente ‘apatia política’ entre a comunidade juvenil. Com o programa Jovens Autarcas estamos a proporcionar uma oportunidade tangível para que os jovens se tornem agentes ativos de mudança no seu território», concluiu.

Recorde-se que esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e que conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, replica o processo eleitoral autárquico, com os candidatos a apresentarem-se a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas.

Nos termos do regulamento, ao novo executivo eleito será atribuído um montante de 10 mil euros, que se destina à concretização dos programas e propostas definidas pelos “Jovens Autarcas”, com base nos manifestos eleitorais que colocaram à votação pelos seus pares.

Refira-se que após o período de apresentação das candidaturas, inicia-se o período de campanha eleitoral, entre 4 a 10 de dezembro. As eleições, na qual têm direito a voto os alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, decorrem a 12 de dezembro.