• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Pratos tradicionais

A Gastronomia é um dos ex-líbris de Vila Nova de Poiares, ou não fosse este concelho reconhecido e denominado como a “Capital Universal da Chanfana” e “Capital Nacional do Artesanato e da Gastronomia”. São a Chanfana, o Arroz de Bucho, os Negalhos e também o frango de churrasco os pratos que mais seduzem e encantam o gosto dos mais exigentes comensais.

A Chanfana é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhado nos célebres caçoilos de barro preto de Olho Marinho. A tradição deste prato levou, inclusivé, à criação da Confraria da Chanfana, que visa preservar e promover a confecção tradicional deste prato Poiarense.

O Poiarito

Desde tempos imemoriais que na região onde se situa o concelho de Vila Nova de Poiares se confeccionaram inúmeros pratos gastronómicos, salientando-se os de doçaria. Produtos ligados ao pão, mel, ovos e vinhos, assim como os seus derivados, aguardentes e em especial os licores, deram cor e sabores aos doces aqui confeccionados.

A base desta cultura alimentar, sempre muito rica e variada deu origem a que a região obtivesse a denominação de Origem Protegida no caso do Mel do Urze.

O próprio nome Poiares terá origem nos fornos da Poia, onde se coziam os grandes pães de cabeça e a Chanfana.
Também os vinhos se obtinham de doces uvas, que se transformavam em aguardentes e licores, secando-se ainda alguns cachos para mais tarde saborear passas e sultanas. É assim, que na mais plena tradição da região, surge o "Poiarito".

Este doce "natural" de Poiares, apela aos ingredientes característicos do país e da zona Beirã: açúcar, pão, água, mel, sultanas, gemas e licor, fazem deste doce um verdadeiro ex-libris do Concelho.

Outros Doces

Se há tradições que se criam, nomeadamente no Poiarito, outras há que se vão perpetuando no tempo.

O Arroz Doce, o Leite Creme e o Folar de Páscoa, tão tradicionais por todo o país, são outros dos doces habilmente confeccionados em Vila Nova de Poiares. A Mestria de quem os prepara faz com que qualquer pessoa fique "de água na boca", depois de os provar.