• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

7maravilhas vencedora1

Candidatura de Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Penela foi uma das vencedoras do concurso

A candidatura dos 4 Municípios (Vila Nova de Poiares, Lousã, Penela e Miranda do Corvo) sob o nome Mesa das "Terras da Chanfana" foi ontem consagrada oficialmente como uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, na final do concurso da RTP que teve lugar em Albufeira.

Ler mais...

poiartes encerramento 2

29ª edição do certame ultrapassou todas as expetativas e foi a maior e melhor de sempre

O encerramento da 29ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Gastronomia, Caprinicultural e Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, ficou marcado pela revelação do número de entradas registadas no certame e que ascendeu a 51.552 ultrapassando todas as melhores expetativas.

Ler mais...

Inaug POIARTES

Família de António Pedroso Marta ‘cortou’ a fita inaugural da XXIX POIARTES

A cerimónia de inauguração da XXIX POIARTES ficou marcada pela homenagem prestada ao artesão António Pedroso Marta, falecido em 2017, precisamente aquando do evento, tendo a família recebido uma foto do homenageado das mãos do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, ao que se seguiu ‘corte’ simbólico da fita inaugural do certame.

Ler mais...

cartaz poiartes crop

29ª edição da feira decorre entre 6 e 10 de setembro

A 29ª edição da POIARTES arranca já amanhã, dia 6 de setembro, prolongando-se até segunda-feira, dia 10, com um programa de peso, apostando num cartaz musical de grande qualidade e com nomes conhecidos do grande público, sem descurar a sua identidade principal, a mostra de artesanato gastronomia e caprinicultura que têm granjeado a este certame um reconhecido prestígio não só regional como nacional.

Promovida pela Câmara Municipal, a POIARTES procura envolver todas as "forças vivas" do Município, assumindo-se assim como a grande montra das suas potencialidades e dinamismo e contribuindo também para a sua afirmação, contando com cerca de 200 expositores presentes, divididos pelos vários setores do certame.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «este é o evento que representa maior investimento a todos os níveis, quer em termos financeiros quer a nível dos recursos que são disponibilizados para a sua realização, e é também aquele que mais congrega os nossos parceiros locais», destacando, entre outras entidades, o grande envolvimento da Associação Empresarial, a par das várias instituições e coletividades concelhias.

Realizado há já 29 anos, este certame tem vindo a crescer e a inovar, de forma a atrair mais participantes e visitantes e «hoje a Poiartes tem uma dimensão que vai muito para além daquilo que são as fronteiras do próprio concelho», referiu, fruto também da versatilidade que o espaço da Alameda de Santo André conferiu à POIARTES, permitindo-lhe crescer em dimensão e qualidade, alargando o certame às áreas agrícola, comercial e industrial.

No setor dedicado à gastronomia, os visitantes vão encontrar as famosas tasquinhas com os pratos tradicionais, espaços dedicados à doçaria regional, enchidos, mel e licores. A famosa chanfana, as trouxas cabreiras, o arroz de bucho e os negalhos são alguns dos pratos típicos da região, aos quais se junta o doce tipo de Poiares, "O Poiarito", bem como outros petiscos e iguarias.

No setor do artesanato vão estar artesãos oriundos de várias zonas do país, numa mostra onde sobressai a criatividade e o saber fazer, continuando a privilegiar-se o trabalho ao vivo, garantindo a genuinidade e autenticidade do artesanato, que, desta forma contribuem para manter bem vivas as raizes e as tradições deste certame.

Na Mostra Agrícola, Comercial e Industrial vão apresentar-se dezenas de expositores, das mais diversas áreas de atividade, com destaque também para a Mostra de Caprinicultura, que conta com a participação de produtores de caprinos e de material associado a esta atividade.

Animação para públicos de todas as idades
A tudo isto junta-se ainda um atrativo programa cultural e de animação, com o cartaz musical a reunir alguns nomes bem sonantes do panorama musical nacional. Na quinta feira, dia de abertura, sobem ao palco os "Secret Chord", banda poiarense, que se constituiu em 2015 como um coletivo de metal sinfónico com voz feminina, seguidos da banda “Tryst in Heaven”, os vencedores do Concurso de Bandas de Garagem, que o Município promoveu este ano pelo terceiro ano consecutivo.

No dia 7 atuam os bem conhecidos H.M.B; no dia 8 sobe ao palco a Aurea, seguida da atriz e Dj Isabel Figueira e no dia 9 atua Fernando Daniel.

Para além dos concertos no palco principal, há animação permanente, com outros espetáculos musicais e animação de rua que vão acontecendo ao longo de toda a feira, que pretende envolver toda a família, onde todos possam usufruir da vasta oferta, havendo também um espaço especial para os mais novos, permitindo que toda a família se divirta quando visita a POIARTES.

Destaques para a presença de Pedro Tochas com o seu espetáculo “Nariz Preto” (sexta-feira, dia 7), para as atuações da CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares (ao longo de todo o certame), para o Encontro de Bandas Filarmónicas na tarde de sábado e o concerto final do Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão que tem lugar na noite de domingo.

POIARTES em direto para todo o Mundo
O domingo é sempre um dos pontos altos da POIARTES, com a realização do Programa Somos Portugal da TVI, que mais uma vez vai estar em direto a partir do recinto da feira. Esta exposição mediática contribui não só para a atração de muito público, vindo das mais diferentes localidades da região, como permite que o nome de Vila Nova de Poiares e da POIARTES chegue aos ‘quatro cantos’ do mundo, fator reforçado ainda com a transmissão em direto dos espetáculos musicais em ‘live-streaming’ na página de Facebook do Município e com a página online dedicada com toda a programação e informação sobre a feira, em www.poiartes.pt 

Ainda no domingo, e integrado na programação da POIARTES, decorre também o Passeio de Motas e Motorizadas Antigas – Rota da Chanfana, e ainda o Capítulo da Confraria da Chanfana, que traz a Poiares confrarias vindas dos vários pontos do país.

Estão assim reunidas condições para mais um evento de excelência e que vale a pena visitar, não faltando motivos para que as pessoas venham à POIARTES, de 6 a 10 de setembro.

Agenda sessao IFFRRU 11set

Instrumento Financeiro para Reabilitação e Revitalização Urbana e Fundo de Reabilitação do Edificado

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares irá promover uma sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) e Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), no próximo dia 11 de setembro, pelas 18h no CCP.

Ler mais...