• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Notícias

Seniores Poiarenses visitaram a Assembleia da República

visita AR2

Grupo de 40 idosos foram conhecer o Parlamento.

Depois do sucesso da primeira iniciativa, o Município de Vila Nova de Poiares levou mais um grupo de cerca de 40 seniores à Assembleia da República, proporcionando-lhes a oportunidade de poderem conhecer a ‘casa-mãe da democracia’ portuguesa e ver ‘por dentro’ os espaços que estão habituados a ver apenas na televisão.

Ler mais

Projeto EPIS potencia o sucesso escolar dos alunos

EPIS

Iniciativa envolve alunos, professores, pais e encarregados de educação.

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu, no Centro Escolar de Santo André, um encontro com os Encarregados de Educação dos alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Projeto EPIS (Empresários para a Inclusão Social - Potenciação do Sucesso Escolar), recentemente implementado e que está a ser desenvolvido em conjunto com o Agrupamento de Escolas.

Ler mais

Semana do Empreendedorismo chegou ao fim

SE 2017 final 4

Inovação e capacidade empreendedora estiveram em alta

Durante seis dias a criatividade e a inovação estiveram em destaque na Semana do Empreendedorismo, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, em parceria com a CIM-Região de Coimbra, o Agrupamento de Escolas, a Associação Empresarial de Poiares (AEDP), o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, entre outros parceiros locais.

Ler mais

Município e AEDP celebram protocolo com Centro de Arbitragem de Conflitos

protocolo cooperacao centro arbitragem

Acordo tripartido possibilita aconselhamento jurídico a cidadãos e empresas do concelho

O Município de Vila Nova de Poiares e a AEDP - Associação Empresarial de Poiares celebraram um protocolo de cooperação com a Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra (AACCDC), com vista à prestação de aconselhamento jurídico a cidadãos e empresas do concelho.

Ler mais

III Desafio de Criatividade e Inovação gerou ideias de negócio

IEFP Large

Iniciativa no âmbito da Semana do Empreendedorismo

No âmbito da Semana do Empreendedorismo, o Município de Vila Nova de Poiares promoveu o III Desafio de Criatividade e Inovação, este ano subordinado ao tema “Novas Ideias, Novos Negócios no POIARESCAPRILAND®”, sendo especialmente dirigido aos alunos do 10º ano e beneficiários de RSI – Rendimento Social de Inserção.

Ler mais

Poiares realiza Concurso Municipal de Ideias de Negócio

Conc ideias negocio

Iniciativa no âmbito da Semana do Empreendedorismo 2017

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio marcou o arranque da Semana do Empreendedorismo de Vila Nova de Poiares, numa iniciativa realizada em parceria com a CIM-Região de Coimbra, o Agrupamento de Escolas e a Associação Empresarial de Poiares (AEDP), entre outros parceiros locais.

Ler mais

Assinado Contrato de Empreitada de Ampliação Cemitério de Vale Gião

ass contrato empreitada ampliacao cemiterio

Obras arrancam a 3 de abril e deverão estar concluídas em Agosto.

A Junta de Freguesia de Poiares Santo André, assinou o contrato de empreitada das obras de ampliação do Cemitério de Vale Gião, numa intervenção orçada em 109.180.00€ (103 mil euros + IVA), que contará com o financiamento do Município de Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Município inaugura Parque Geriátrico

Parque geriatrico1

Equipamentos instalados no Jardim de Homenagem ao Poiarense

O Município de Vila Nova de Poiares inaugurou hoje o primeiro Parque Geriátrico no Jardim de Homenagem ao Poiarense, dotado de um conjunto de equipamentos específicos para manutenção física e atividade desportiva.

Ler mais

Vila Nova de Poiares adere à Hora do Planeta

HoraConceito bannner

 

As luzes de alguns locais públicos serão apagadas durante uma hora.

O Município de Vila Nova de Poiares aderiu à iniciativa “Hora do Planeta” e, no próximo dia 25 de Março irá apagar as luzes, durante 60 minutos, em três locais públicos, o Edifício dos Paços do Concelho, o Monumento “O Cristo” e o Jardim Santo André, entre as 20h30 e as 21h30.

Ler mais

Máquinas de Costura em exposição no CCP

maq costura 1
Exposição da coleção do Dr. Louzã Henriques estará patente até 17 de abril

Intitulada “Máquinas de Costura – Parra, peles, fibras e pelos”, a exposição que contém um conjunto de mais de meia centena exemplares da coleção do Dr. Louzã Henriques foi recentemente inaugurada e estará patente até dia 17 de abril, no CCP – Centro Cultural de Poiares, mostrando a evolução destes equipamentos ao longo da história.

Ler mais

Julgado de Paz de Vila Nova de Poiares comemorou aniversário

aniv j paz

Município festejou 13 anos de atividade do Jugado de Paz em Vila Nova de Poiares

O Julgado de Paz de Vila Nova de Poiares comemorou o seu 13º aniversário, tendo para o efeito o Município proporcionado um jantar de confraternização, onde estiveram presentes os atuais e antigos funcionários, incluindo os juízes de paz que exercem ou já exerceram funções neste órgão.

Ler mais

Poiares implementa projeto piloto “Letras prá Vida”

letras pra vida

Parceria entre Município, Juntas de Freguesia, ESEC e iCreate.

O Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com a iCreate, a Escola Superior de Educação de Coimbra e as quatro juntas de freguesia do concelho assinaram um protocolo de cooperação para a implementação de um projeto piloto de alfabetização, designado “Letras prá Vida”.

O projeto, que já arrancou e decorrerá até 6 de junho de 2017, conta com a coordenação científica e pedagógica da ESEC e tem como objetivo diminuir a taxa de analfabetismo funcional em Poiares, promovendo a literacia, inclusão social, através do desenvolvimento de competências e capacitação dos participantes.

Especialmente dirigido à população sénior do concelho, este projeto visa ainda promover o envelhecimento ativo e a participação em contextos de socialização, contribuindo assim para combater os níveis de isolamento e solidão da população mais envelhecida do concelho, contando para o efeito com a experiência do projeto “Clube Velhos Amigos”, dinamizado pela iCreate.

Este projeto piloto envolve cerca de 30 participantes, das quatro freguesias do concelho, que frequentarão as várias atividades preparadas, desde sessões de leitura e escrita à aprendizagem digital, nomeadamente com a utilização das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.

Recorde-se que a preocupação com os mais idosos é uma das grandes apostas desde Executivo, procurando desenvolver, individualmente e em parceria com as associações e coletividades do concelho, um conjunto de ações e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo dos idosos.

Desde a informática, às artes, passando pela atividade física e desportiva, são várias as iniciativas que têm sido desenvolvidas, procurando combater a exclusão e o isolamento da população sénior do concelho.

As sessões serão repartidas entre o espaço da antiga Escola Primária do Entroncamento (sede da iCreate) e o CCP-Centro Cultural de Poiares e terão lugar às terças-feiras, das 14h30 às 16h, prolongando-se até ao dia 6 de junho.

Ler mais

Crianças brincaram ao Carnaval em Poiares

carnaval comunidade educativa cm

Comunidade Educativa desfilou pelas ruas da vila

Começaram esta sexta-feira as festividades de Carnaval de Vila Nova de Poiares, com o Corso Carnavalesco do Agrupamento de Escolas do Concelho.

Ao todo foram cerca de 800 as crianças e jovens, de toda a comunidade educativa, que saíram à rua para festejar o Carnaval.

O cortejo dos foliões de ‘palmo e meio’ desfilou, como habitualmente, pelas principais artérias de Poiares, enchendo as ruas com a alegria sempre contagiante dos mais pequenos, e a originalidade das fantasias, dando um colorido especial aos festejos carnavalescos deste ano.

Refira-se que além do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, participaram também as crianças das várias IPSS do concelho, nomeadamente a APPACDM, Associação iCreate, Lar da Irmandade de N.Sra. das Necessidades, ADIP e o CBEISA.

Veja aqui a galeria de fotos

Ler mais

Instituições e Coletividades saíram à rua para o Cortejo de Carnaval

carnaval desfile1 cm

Desfile mostrou originalidade e criatividade dos poiarenses

As várias associações e coletividades poiarenses saíram à rua no Domingo Gordo para festejar o Carnaval, desfilando em cortejo pelas principais ruas da vila, numa manifestação de grande animação e folia.

Veja aqui a galeria de fotos

As condições climatéricas foram favoráveis e o resultado foi uma tarde cheia de alegria, boa-disposição e muita gente nas ruas para festejarem o Entrudo, engrossando ainda mais o cortejo carnavalesco das associações e coletividades, onde os poiarenses puderam dar largas à sua originalidade e criatividade.

Ao longo de toda a tarde a animação foi uma constante nas principais artérias do centro da vila, com destaque também para o Jardim de Santo André onde, depois do cortejo, houve lugar ao concurso infantil de melhor mascarado, evidenciando as diferentes e originais fantasias e disfarces dos mais pequenos (veja aqui a galeria de fotos do concurso infantil).

No final o Presidente da Câmara, João Miguel Henriques, fez um balanço extremamente positivo destas festividades carnavalescas, deixando uma saudação especial ao espírito criativo e de folia manifestado pelos poiarenses.

Recorde-se que os festejos deste domingo foram apenas um dos pontos altos do Carnaval poiarense que começou na passada Sexta-feira, com a participação de toda a comunidade educativa de Vila Nova de Poiares, juntando mais de 800 crianças e jovens num desfile conjunto, enchendo as ruas poiarenses com a animação e alegria sempre contagiantes dos foliões de ‘palmo e meio’.

 

Ler mais