• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Notícias

Simulacro de Sismo no Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal

terra treme escola 2


Iniciativa no âmbito do Projeto “A Terra Treme” promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil

Depois de já ter percorrido os três centros escolares do concelho, este ano foi a vez do Agrupamento de Escolas acolher o simulacro de sismo realizado no âmbito do projeto “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Ler mais

Câmara Municipal aprova Orçamento de 12 milhões para 2019

RC 2

Documento aprovado por maioria com a abstenção do único vereador do PSD

O Executivo Municipal de Vila Nova de Poiares, em reunião extraordinária, aprovou por maioria com a abstenção do vereador do PSD e os votos favoráveis dos vereadores eleitos pelo PS a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019, que totaliza 12.566.097 euros.

Ler mais

IMI baixa pela primeira vez em Vila Nova de Poiares

RC 1

Imposto em 2019 será reduzido para 0,45% nos prédios urbanos

A reunião extraordinária do Executivo Municipal tinha como ponto principal a aprovação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019, mas foi a proposta de redução do Imposto Municipal sobre Imóveis que representou a maior novidade.

Ler mais

Microninho acompanha famílias carenciadas e ajuda a criar próprio emprego

microninho2

Incubadora social desenvolve o seu trabalho em Vila Nova de Poiares desde 2017

Intitulado “Microninho-Incubadora Social”, este projeto multidisciplinar tem como objetivo promover a criação de projetos de vida alternativos e sustentáveis para pessoas em situação de desemprego e famílias em situação de vulnerabilidade (potencial ou efetiva), através do designado microempreendedorismo inclusivo.

Ler mais

Poiares integra Projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro”

logo noite saudavel HR

Iniciativa em parceria com o Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA Portugal)

A Câmara Municipal de Vila de Poiares integra o conjunto de municípios que estabeleceram uma parceria para a dinamização do Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, com vista à redução ou mesmo eliminação de comportamentos e fatores de risco associados à recreação noturna.

Ler mais

Fernando Mamede ‘apadrinhou’ Gala do Desporto

gala 1

Cerimónia reconheceu esforço e empenho de atletas e clubes

A Gala do Desporto 2018 decorreu no Complexo Desportivo Municipal e destacou os atletas, clubes e associações que mais se distinguiram ao longo do ano, em Vila Nova de Poiares, numa organização da Câmara Municipal.

Ler mais

Poiares quer apoiar jovens na aquisição de habitações e arrendamento

arrendamento jovem

Início do procedimento para proposta de Regulamento aprovado em reunião de Câmara

Foi hoje aprovado em reunião do Executivo Municipal o início do procedimento para a criação do Regulamento de Apoio ao Arrendamento e Aquisição de Habitação de Jovens de Vila Nova de Poiares, medida apresentada pela maioria socialista e que mereceu voto unânime.

Ler mais

Fernando Mamede é o convidado de honra da Gala do Desporto de Poiares

gala desporto 1

Iniciativa da Câmara Municipal visa premiar os que mais se distinguiram ao longo do ano 

O Município de Vila Nova de Poiares promove no este sábado a IV edição da Gala do Desporto, evento que decorre no Pavilhão Gimnodesportivo do Complexo Desportivo Municipal, e que pretende destacar os atletas, clubes e associações que mais se distinguiram ao longo do ano e que contribuíram para a promoção do desporto e do território.

Ler mais

Cerâmica Portuguesa exposta em Vila Nova de Poiares

expoceramica 1

Exposição itinerante da Associação Portuguesa das Vilas e Cidades Cerâmicas

A sala de exposições do CCP [Centro Cultural de Poiares] acolhe até ao próximo dia 17 de novembro a exposição “Cerâmica Portuguesa”, uma mostra itinerante da Associação Portuguesa das Vilas e Cidades Cerâmicas (AptCC), de que o Município de Vila Nova de Poiares é um dos 14 fundadores.

Ler mais

Aviso à população

aviso populacao

Interrupção no abastecimento de água

Em virtude da falta de energia - que ainda se regista nalguns pontos do Concelho -, fruto da passagem da Tempestade Leslie pelo nosso território, o abastecimento de água a diversas zonas de Vila Nova de Poiares estará condicionado.

Ler mais

“Terras da Chanfana” é oficialmente uma das 7 Maravilhas à Mesa

7maravilhas vencedora1

Candidatura de Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Penela foi uma das vencedoras do concurso

A candidatura dos 4 Municípios (Vila Nova de Poiares, Lousã, Penela e Miranda do Corvo) sob o nome Mesa das "Terras da Chanfana" foi ontem consagrada oficialmente como uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, na final do concurso da RTP que teve lugar em Albufeira.

Ler mais

POIARTES 2018 registou mais de 50 mil visitantes

poiartes encerramento 2

29ª edição do certame ultrapassou todas as expetativas e foi a maior e melhor de sempre

O encerramento da 29ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Gastronomia, Caprinicultural e Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, ficou marcado pela revelação do número de entradas registadas no certame e que ascendeu a 51.552 ultrapassando todas as melhores expetativas.

Ler mais

POIARTES 2018 inaugurada com homenagem a artesão

Inaug POIARTES

Família de António Pedroso Marta ‘cortou’ a fita inaugural da XXIX POIARTES

A cerimónia de inauguração da XXIX POIARTES ficou marcada pela homenagem prestada ao artesão António Pedroso Marta, falecido em 2017, precisamente aquando do evento, tendo a família recebido uma foto do homenageado das mãos do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, ao que se seguiu ‘corte’ simbólico da fita inaugural do certame.

Ler mais

POIARTES 2018 com programa de ‘peso’

cartaz poiartes crop

29ª edição da feira decorre entre 6 e 10 de setembro

A 29ª edição da POIARTES arranca já amanhã, dia 6 de setembro, prolongando-se até segunda-feira, dia 10, com um programa de peso, apostando num cartaz musical de grande qualidade e com nomes conhecidos do grande público, sem descurar a sua identidade principal, a mostra de artesanato gastronomia e caprinicultura que têm granjeado a este certame um reconhecido prestígio não só regional como nacional.

Promovida pela Câmara Municipal, a POIARTES procura envolver todas as "forças vivas" do Município, assumindo-se assim como a grande montra das suas potencialidades e dinamismo e contribuindo também para a sua afirmação, contando com cerca de 200 expositores presentes, divididos pelos vários setores do certame.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «este é o evento que representa maior investimento a todos os níveis, quer em termos financeiros quer a nível dos recursos que são disponibilizados para a sua realização, e é também aquele que mais congrega os nossos parceiros locais», destacando, entre outras entidades, o grande envolvimento da Associação Empresarial, a par das várias instituições e coletividades concelhias.

Realizado há já 29 anos, este certame tem vindo a crescer e a inovar, de forma a atrair mais participantes e visitantes e «hoje a Poiartes tem uma dimensão que vai muito para além daquilo que são as fronteiras do próprio concelho», referiu, fruto também da versatilidade que o espaço da Alameda de Santo André conferiu à POIARTES, permitindo-lhe crescer em dimensão e qualidade, alargando o certame às áreas agrícola, comercial e industrial.

No setor dedicado à gastronomia, os visitantes vão encontrar as famosas tasquinhas com os pratos tradicionais, espaços dedicados à doçaria regional, enchidos, mel e licores. A famosa chanfana, as trouxas cabreiras, o arroz de bucho e os negalhos são alguns dos pratos típicos da região, aos quais se junta o doce tipo de Poiares, "O Poiarito", bem como outros petiscos e iguarias.

No setor do artesanato vão estar artesãos oriundos de várias zonas do país, numa mostra onde sobressai a criatividade e o saber fazer, continuando a privilegiar-se o trabalho ao vivo, garantindo a genuinidade e autenticidade do artesanato, que, desta forma contribuem para manter bem vivas as raizes e as tradições deste certame.

Na Mostra Agrícola, Comercial e Industrial vão apresentar-se dezenas de expositores, das mais diversas áreas de atividade, com destaque também para a Mostra de Caprinicultura, que conta com a participação de produtores de caprinos e de material associado a esta atividade.

Animação para públicos de todas as idades
A tudo isto junta-se ainda um atrativo programa cultural e de animação, com o cartaz musical a reunir alguns nomes bem sonantes do panorama musical nacional. Na quinta feira, dia de abertura, sobem ao palco os "Secret Chord", banda poiarense, que se constituiu em 2015 como um coletivo de metal sinfónico com voz feminina, seguidos da banda “Tryst in Heaven”, os vencedores do Concurso de Bandas de Garagem, que o Município promoveu este ano pelo terceiro ano consecutivo.

No dia 7 atuam os bem conhecidos H.M.B; no dia 8 sobe ao palco a Aurea, seguida da atriz e Dj Isabel Figueira e no dia 9 atua Fernando Daniel.

Para além dos concertos no palco principal, há animação permanente, com outros espetáculos musicais e animação de rua que vão acontecendo ao longo de toda a feira, que pretende envolver toda a família, onde todos possam usufruir da vasta oferta, havendo também um espaço especial para os mais novos, permitindo que toda a família se divirta quando visita a POIARTES.

Destaques para a presença de Pedro Tochas com o seu espetáculo “Nariz Preto” (sexta-feira, dia 7), para as atuações da CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares (ao longo de todo o certame), para o Encontro de Bandas Filarmónicas na tarde de sábado e o concerto final do Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão que tem lugar na noite de domingo.

POIARTES em direto para todo o Mundo
O domingo é sempre um dos pontos altos da POIARTES, com a realização do Programa Somos Portugal da TVI, que mais uma vez vai estar em direto a partir do recinto da feira. Esta exposição mediática contribui não só para a atração de muito público, vindo das mais diferentes localidades da região, como permite que o nome de Vila Nova de Poiares e da POIARTES chegue aos ‘quatro cantos’ do mundo, fator reforçado ainda com a transmissão em direto dos espetáculos musicais em ‘live-streaming’ na página de Facebook do Município e com a página online dedicada com toda a programação e informação sobre a feira, em www.poiartes.pt 

Ainda no domingo, e integrado na programação da POIARTES, decorre também o Passeio de Motas e Motorizadas Antigas – Rota da Chanfana, e ainda o Capítulo da Confraria da Chanfana, que traz a Poiares confrarias vindas dos vários pontos do país.

Estão assim reunidas condições para mais um evento de excelência e que vale a pena visitar, não faltando motivos para que as pessoas venham à POIARTES, de 6 a 10 de setembro.

Ler mais

Sessão de esclarecimento sobre apoios de reabilitação urbana

Agenda sessao IFFRRU 11set

Instrumento Financeiro para Reabilitação e Revitalização Urbana e Fundo de Reabilitação do Edificado

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares irá promover uma sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) e Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), no próximo dia 11 de setembro, pelas 18h no CCP.

Ler mais

Vila Nova de Poiares venera Nossa Senhora das Necessidades

cartaz festas 2018

Festas do Concelho decorrem de 11 a 13 de agosto na Catraia das Necessidades

De sábado, dia 11, e até segunda-feira, 13 de agosto, o recinto da Catraia das Necessidades em Vila Nova de Poiares é o palco para mais uma edição das Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora das Necessidades.

Ler mais