• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

SE 2017 final 4

Inovação e capacidade empreendedora estiveram em alta

Durante seis dias a criatividade e a inovação estiveram em destaque na Semana do Empreendedorismo, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, em parceria com a CIM-Região de Coimbra, o Agrupamento de Escolas, a Associação Empresarial de Poiares (AEDP), o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, entre outros parceiros locais.

Ao longo de toda a semana foram vários os seminários, workshops e conferências culminando no debate “À Conversa com Empreendedores”, moderado pelo economista e docente do ISCAC-Coimbra Business School, Dr. Pedro Maranha, e que contou com a presença do Presidente da FNABA – Federação Nacional de Business Angels, Miguel Henriques e de Jorge Pimenta, do IPN – Instituto Pedro Nunes, para além do vice-presidente da Câmara Municipal, Artur Santos.

Neste debate que marcou o encerramento da Semana do Empreendedorismo, foi possível proporcionar aos empresários e empreendedores poiarenses uma visão alargada do mercado, permitindo uma troca de experiências e conselhos que se revelaram bastante importantes e que podem influenciar positivamente as suas decisões de investimento.

No final desta Semana do Empreendedorismo, o balanço não podia ser mais positivo, assumindo-se como uma clara aposta do Município nas pessoas e no potencial humano, envolvendo toda a comunidade e despertando as atenções para a crescente necessidade de aquisição de competências e ferramentas competitivas no mercado de trabalho. 

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «não há dúvidas de que o espírito empreendedor está bem vincado em Poiares», lembrando que esta «não é mais uma iniciativa de empreendedorismo, apenas com seminários, colóquios e palestras», realçando a vertente prática e de concretização de ideias de negócio bem definidas que chegam a integrar o mercado de produção.

Assim, estiveram em destaque também nesta Semana de Empreendedorismo algumas atividades direcionadas para a promoção do contacto com o ‘mundo real’, onde se realça, a título de exemplo o caráter inovador do ‘speed-dating empresarial’ dinamizado em parceria com a Associação Empresarial de Poiares (AEDP). 

Tratou-se de um almoço informal que pretendeu estabelecer o contacto com os empresários através de um momento designado por ‘speed dating empresarial’ para facilitar a identificação e comunicação, tendo como intuito criar uma oportunidade de apresentação entre empresas do território. Estiveram também representadas diversas entidades e instituições regionais tanto do ensino como do apoio ao empreendedorismo (CH-Business Consulting, ISCAC, ISEC, CCDRC, RTC, DUECEIRA, CIM-RC e o IPN).

Refira-se que a Semana do Empreendedorismo contou ainda com uma Feira de Emprego e Formação onde estiveram diversas entidades ligadas ao ensino e formação profissional, a par de outras ações como a Sessão de apresentação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo – CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), e sessões de esclarecimento e divulgação de iniciativas, levadas a cabo pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude), Turismo Centro de Portugal, DLBC Dueceira2020 e CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

SE 2017 final 1 Large

SE 2017 final 3 Large

SE 2017 final 5