• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Con mun ideias negocio

A elevada qualidade dos projetos apresentados garantiu apuramento para o concurso intermunicipal

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu mais uma edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, numa iniciativa realizada em parceria com a CIM-Região de Coimbra, o Agrupamento de Escolas e a Associação Empresarial de Poiares (AEDP), entre outros parceiros locais.

A concurso estiveram 12 ideias inovadoras para a concretização de projetos de negócio, apresentadas pelos alunos do 2º e 3º ciclos e também do ensino secundário de Vila Nova de Poiares, divididas em 2 votações diferentes – uma para a designada “Expoempresas”, onde participaram os alunos do 3º ciclo, e outra para o concurso municipal de ideias de negócio, dirigido aos alunos do ensino secundário.

No segundo ciclo, o desafio era elaborar um projeto para a criação de um produto/ ideia de negócio, que contou com a participação da turma 6ºC, com o projeto “Vamos levar Poiares na Lembrança”. No terceiro ciclo, o vencedor foi o projeto “20comMel” que, para além do prémio simbólico, irá representar o Município de Vila Nova de Poiares na final intermunicipal, no próximo dia 26 de maio, em Condeixa, na Expoempresas.

Os alunos do ensino secundário apresentaram 8 ideias de negócio, tendo o primeiro lugar sido atribuído ao projeto “Plano Total”, que irá também representar o município na final intermunicipal – BootCamp – que terá lugar em Oliveira do Hospital, nos próximos dias 24 e 25 de março.

A originalidade e criatividade demonstrada nas ideias de negócio apresentadas é um importante indicador do envolvimento e da motivação dos jovens para esta temática do empreendedorismo, representando por isso que esta é também uma aposta ganha do Município.

Para o Município o objetivo principal é suscitar o interesse e apetência dos jovens para a temática da inovação e do empreendedorismo, dotando-os de capacidades e competências que serão fundamentais no seu futuro profissional.

A aposta nesta iniciativa tem dado alguns frutos, com algumas ideias de negócio já concretizadas e em fase de produção e comercialização, demonstrando que o potencial de criatividade tem sido aproveitado e é gerador de ideias de negócio de sucesso.

Consciente do crescente impacto que estas iniciativas têm tido junto dos jovens, o Município tem também em preparação o concurso “Empreender em Vila Nova de Poiares”, já em fase de receção de inscrições, e que irá ter lugar a 20 de abril.