viatura bombeiros 2

Cerimónia no âmbito da vitória da proposta da Associação no Orçamento Participativo Geral 2017

Foi das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, que o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho, Luís Sousa, recebeu em nome da Corporação a chave da nova viatura para Transporte de Doentes que vai reforçar o parque automóvel dos ‘Soldados da Paz’ poiarenses.

Esta entrega é consequência dos resultados obtidos no Orçamento Participativo Geral de 2017 que, recorde-se, teve como proposta vencedora a aquisição da referida viatura no montante de 24.999,75€, apresentada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

Para João Miguel Henriques, não podíamos ter escolhido melhor dia para esta singela cerimónia, o Dia da Liberdade e da Democracia. O ato de hoje resulta da expressão do exercício da cidadania ativa e participação cívica e democrática de todos os poiarenses, que, expressivamente, decidiram onde aplicar uma verba do Orçamento Municipal».

Aludindo aos trágicos acontecimentos de Outubro de 2017, o Presidente da Câmara Municipal afirmou esperar que «esta viatura seja capaz de responder às necessidades da Corporação, que são muitas, e que foram exponenciadas com as viaturas que ficaram inoperacionais nesse dia de má memória para todos nós».

Nesse sentido, João Miguel Henriques apelou «ao lado solidário dos poiarenses, e da sociedade civil em geral, para que não se esqueça da relevância do papel dos ‘Soldados da Paz’, e para que continuem a apoiar das mais variadas formas os Bombeiros Voluntários».

Recorde-se que o Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares está dividido em partes iguais, 25 mil euros para o Geral e para o Jovem que, em 2017, viu vencer a proposta de repavimentação do campo de jogos da escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, com o valor de 24.907,50€.

Em curso está já o Orçamento Participativo 2018, que desde fevereiro está na fase de apresentação de propostas, e cujo prazo termina na próxima segunda, dia 30 de abril. Os montantes a distribuir serão iguais ao do ano anterior, ou seja 50 mil euros a distribuir em partes iguais pelos dois tipos de orçamento participativo.

viatura bombriros 1