• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

DouchyOs docentes do Collège Emile Litré visitaram a região e fortaleceram laços de geminação com Vila Nova de Poiares

O Município de Vila Nova de Poiares recebeu uma comitiva do Collège Emile Littré, escola francesa de Douchy-les-Mines, durante a visita a Portugal destes docentes no âmbito do programa Erasmus+, tendo aproveitado para reforçar os laços de geminação existentes entre estes dois municípios.

O diretor-adjunto do Collège Littré, Benoit Zégarski, e os dois professores daquela escola foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acompanhado do vice-presidente, Artur Santos e da vereadora Lara Henriques de Oliveira, tendo depois visitado alguns locais do concelho, nomeadamente o Centro Cultural, o Museu da Educação, Atividades Económicas e Família, passando também pela Escola E.B. 2,3/S. Dr Daniel de Matos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, «esta visita insere-se no nosso objetivo de reforçar os laços de geminação existentes com as diferentes vilas e cidades europeias, perspetivando a criação de iniciativas e protocolos de cooperação e intercâmbio aos mais diferentes níveis, desde o ensino à cultura, sem esquecer o setor económico e empresarial», tal como já aconteceu com a cidade de Mielec, na Polónia, com quem existe também protocolo de geminação.

Neste caso concreto «o objetivo é apostar em diferentes protocolos de intercâmbio, também ao nível do ensino e da progressão de estudos, permitindo aos alunos de ambos países tomarem contacto com diferentes experiências e realidades culturais».

Refira-se que a geminação com Douchy-les-Mines é a mais antiga das geminações de Vila Nova de Poiares, através da qual teve intercâmbios frequentes de âmbito cultural e social, proporcionado um conjunto de experiências interculturais e de relacionamento entre as populações de ambos os municípios.

O programa Erasmus+ é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, permitindo aos europeus oportunidades de estudo, formação, aquisição de experiência e voluntariado no estrangeiro.

O Erasmus+ tem como objetivos a redução do desemprego e a promoção da participação na democracia europeia, especialmente nos jovens, a promoção da educação de adultos, especialmente no que se refere à aquisição de novas competências e de competências exigidas pelo mercado de trabalho, o apoio à inovação, à cooperação e à realização de reformas, o aumento do sucesso escolar e a promoção da mobilidade e da cooperação com países parceiros da União Europeia.

Em termos globais, o Programa apoia ações, formas de cooperação e instrumentos consistentes com os objetivos da Estratégia Europa 2020 e respetivas iniciativas, nomeadamente: os objetivos do Quadro Estratégico Educação e Formação, a Estratégia Europeia para a Juventude, a Juventude em Movimento e a Agenda para Novas Qualificações e Novos Empregos.