logo OP 2018

Período de votação decorre entre 1 de junho e 31 de julho

A Comissão de Análise Técnica do Orçamento Participativo já analisou e elegeu as propostas que serão colocadas a votação, cujo período se inicia já no próximo dia 1 de junho, decorrendo até dia 31 de julho.

Recordamos que o Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares está dividido em dois, o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG), com um montante atribuído de 25 mil euros a cada um, perfazendo um valor global de 50 mil euros.
Depois de decorrido o prazo de apresentação de propostas e das mesmas terem sido devidamente analisadas e estudadas pela Comissão de Análise Técnica, nomeada pelo Presidente da Câmara Municipal, foi elaborada a seguinte lista das propostas que será submetida a votação:

Orçamento Participativo Geral

• Proposta 1 – “Seniores em Movimento” - Valor: 24.998,24 (vinte quatro mil novecentos e noventa e oito euros e vinte e quatro cêntimos) – Proponente: ADIP - Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares
• Proposta 2 – “Aquisição de instrumentos musicais” - Valor: 24.882,95 (vinte e quatro mil oitocentos e oitenta e dois euros e noventa e cinco cêntimos) – Proponente: Filarmónica Fraternidade Poiarense
• Proposta 3 – “Aquisição de veículo com plataforma elevatória” – Valor: 24.500,00 (vinte e quatro mil e quinhentos euros) – Proponente: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares
• Proposta 4 – “Estrilização, vacinação, desparasitação, identificação e registo/licença gratuitos para animais de proprietários carenciados” – Valor: 25.000,00 (vinte e cinco mil euros) – Proponente: Associação 2mãos4patas

Orçamento Participativo Jovem

• Proposta 1 – “Remodelação de Parque Infantil de Casal do Gago|Vale do Gueiro” - Valor: 18.120,00 (dezoito mil cento e vinte euros) – Proponente: André Filipe da Gama Eufrásio
• Proposta 2 – “Campo de treino para escolinha de infantes e equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares” - Valor: 23.967,13 (vinte e três mil novecentos e sessenta e sete euros e treze cêntimos) – Proponente: Cláudia Sofia Alípio Silva
• Proposta 3 – “BE ACTIVE – Colocação de aparelhos fitness para desporto ao ar livre” – Valor: 24.611,00 (vinte e quatro mil seiscentos e onze euros) – Proponente: Tiago Rafael Antunes Rodrigues
• Proposta 4 – “Construção de canil/gatil municipal” – Valor: 24.858,30 (vinte e quatro mil oitocentos e cinquenta e oito euros e trinta cêntimos) – Proponente: Vera Alexandra Francisco Simões Fernandes

Recorde-se que, nos termos do regulamento, todos os cidadãos terão direito a quatro votos, sendo distribuídos da seguinte forma: Cada munícipe na faixa etária de 16 a 35 anos pode colocar três votos em propostas do OPJ e um voto em propostas do OPG; e, cada munícipe na faixa etária acima dos 35 anos pode apresentar um voto em propostas do OPJ e três votos em propostas do OPG.

A votação é aberta a todos os cidadãos, com mais de 16 anos, devendo fazer-se acompanhar da respetiva identificação (BI/CC), sendo que a mesma pessoa só pode votar uma vez.

Face à necessidade de garantir um processo justo e transparente o Executivo decidiu, à semelhança do ano anterior, avançar para uma votação apenas em sistema presencial, dado que as soluções digitais alternativas não oferecem garantias de controlo da votação, nem a devida imparcialidade, podendo facilmente comprometer a transparência e rigor do processo.
Assim, a votação presencial poderá ser feita no edifício dos Paços do Concelho, no Centro Cultural e na sede de cada uma das quatro juntas de freguesia, sendo os resultados finais e a proposta vencedora conhecidos no dia 21 de Setembro.
Mais informação sobre o processo e propostas a votação poderá ser consultada em http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/municipio/orcamento-participativo