Agenda sessao IFFRRU 11set

Instrumento Financeiro para Reabilitação e Revitalização Urbana e Fundo de Reabilitação do Edificado

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares irá promover uma sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) e Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), no próximo dia 11 de setembro, pelas 18h no CCP.

Trata-se de uma sessão pública de informação e apresentação das oportunidades de financiamento, tanto no âmbito do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana, que será conduzida e apresentada pela Equipa de Estrutura de Gestão do IFRRU, como no âmbito do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) que, neste caso, será apresentada pela FnWay-Consulting.

O objetivo é divulgar e sobretudo esclarecer possíveis dúvidas sobre as condições de acesso a estes dois tipos de apoios (IFRRU2020 e FNRE), bem como explicar, por exemplo, que tipo de intervenções são apoiadas e quais as despesas financiadas.

A regeneração urbana e requalificação do centro histórico da vila é uma das prioridades deste Executivo, que tem já em marcha o PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vila Nova de Poiares, no âmbito do qual já foi implementado o Espaço de Apoio ao Visitante, seguindo-se a Reabilitação do Mercado Municipal, que se assume como o principal investimento público, num montante de investimento que ronda os 942 mil euros.

O Município pretende posteriormente estender o investimento à restante área do centro da vila, numa intervenção ao nível da requalificação dos arruamentos, passeios e demais espaços públicos.

Recorde-se que este investimento municipal só faz sentido se for acompanhado de investimento por parte dos promotores privados e que em conjunto, significarão uma intervenção global na remodelação e requalificação de toda a zona central da vila, dotando-a de uma nova e moderna imagem que, seguramente, contribuirá para um crescimento e desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Poiares.

É precisamente no âmbito desta intervenção privada, e na procura de apoio aos proprietários, que incidem os instrumentos do IFRRU e FNRE e que configuram uma oportunidade de incentivo à reabilitação urbana que pode ser aproveitada pelos proprietários, imobiliárias, investidores ou outros interessados.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal «o objetivo é promover a recuperação e reabilitação do centro da vila, dotando-o de condições modernas e funcionais, dando ao chamado ‘centro histórico’ de Poiares uma nova imagem e sobretudo novas funcionalidades e novas dinâmicas».

Refira-se que a entrada para estas sessões de esclarecimento é gratuita, devendo no entanto os interessados inscreverem-se através da ficha, disponível em: www.goo.gl/LNmA8a

Para mais informações contactar o GAE – Gabinete de Apoio ao Empreendedor, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telef.: 239 420 850