Resultado de imagem para proteção civil simbolo de vila nova de poiares

Proteção Civil ALERTA para prorrogação do Período Critico

O Governo prorrogou até 15 de outubro o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, para o ano de 2018, por força das circunstâncias meteorológicas excecionais. Conforme Despacho n.º 9084-A/2018 - Diário da República n.º 186/2018, 1º Suplemento, Série II de 2018-09-26 116506652 do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:

1. A realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
2. A utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
3. Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
4. O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
5. Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
6. A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Deve ainda ter alguns cuidados, face às condições meteorológicas previstas, na realização de  trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

7. Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
8. Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
9. Suspender todo e qualquer trabalho nos espaços rurais nos períodos de maior calor, ou outras atividades suscetíveis de provocar incêndios.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Consulte AQUI o Despacho correspondente.