• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

cartaz zif topo

I jornada técnica a 18 Março com o tema “Uma Nova Floresta para Vila Nova de Poiares”

O Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com as 3 ZIF – Zona de Intervenção Florestal do concelho (Santo André, Arrifana e S.Miguel/Lavegadas) vão realizar um conjunto de três jornadas técnicas com o objetivo de divulgar e facultar informação técnica aos proprietários florestais sobre esta importante ‘ferramenta’ de gestão da floresta.

Recorde-se que o processo de criação de 3 Zonas de Intervenção Florestal em Vila Nova de Poiares foi iniciado em 2017, contando com o apoio institucional do Município e das juntas de freguesia do concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, o grande objetivo é «procurar, de uma forma integrada e sustentada, desenvolver, e aplicar no terreno, um plano de gestão florestal que resulte numa diminuição do risco de ignições, reduzindo a severidade dos incêndios rurais e que, paralelamente, contribua para o aumento da rentabilidade dos solos».

«A constituição das 3 ZIF’s conta já com uma grande adesão de proprietários e produtores florestais», avançou, acrescentando que o processo de criação destas estruturas está ainda em curso, seguindo os procedimentos legais estabelecidos, e em validação progressiva pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A primeira jornada técnica terá lugar já no próximo dia 18 de março, no CCP – Centro Cultural de Poiares, seguindo-se a realização de outras duas sessões em Abril (dia 15) e em Maio (dia 20), onde os produtores poderão ficar a conhecer melhor quais as espécies recomendadas para plantação, quais os apoios do Estado para os projetos de florestação ou agrícolas e ainda como melhorar a prevenção num território florestal.
Toda a informação sobre as jornadas e respetiva programação estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em www.cm-vilanovadepoiares.pt

cartaz zif 12 03