• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Palco Gaspar Ines

Iniciativa no âmbito da 6ª edição do projeto Imagine.Create.Suceed da CIM-RC - “No Palco com o Gaspar e a Inês”

“No Palco com o Gaspar e a Inês” é o nome do evento, organizado no âmbito do projeto de empreendedorismo nas escolas da CIM-Região de Coimbra, onde os alunos do 4º ano do centro escolar de Poiares Santo André apresentaram, numa representação teatral, o que de bom tem o concelho.

Com a sua representação, os alunos ‘percorreram’ o concelho e deram a conhecer as suas potencialidades, desde o artesanato à gastronomia, numa ‘peça’ teatral preparada durante o ano letivo com o apoio dos professores respetivos.

O Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, também fez questão de estar presente nesta iniciativa, elogiou a qualidade da apresentação «e o sentimento de grande orgulho na sua terra, que era bem visível no que estavam a mostrar à plateia», reforçando a importância destes eventos para «estimular e fomentar nas nossas crianças o espírito do empreendedorismo, conferindo-lhes competências importantes para o seu crescimento», referiu.

A aposta deste executivo nestas ações, no âmbito dos projetos de empreendedorismo nas escolas da CIM-Região de Coimbra, tem tido excelentes resultados e «o projeto apresentado demonstra um crescente interesse das crianças pelo seu concelho». Exaltou ainda «a capacidade demonstrada para refletirem sobre as potencialidades de desenvolvimento local nas diferentes áreas – fazendo despertar o interesse pelas artes tradicionais como o artesanato e também pela gastronomia, trazendo inovação e criatividade», referiu.

O mesmo responsável acrescentou que «o incentivo ao empreendedorismo tem sido transversal aos diferentes níveis de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário, adaptado às realidades e competências pedagógicas dos vários ciclos de ensino, com ganhos e resultados significativos, demonstrando grande adesão por parte dos alunos e estimulando a aquisição de competências e conhecimentos que certamente resultará em níveis elevados de sucesso escolar e profissional».

O Gaspar e a Inês, mascotes que a CIM-RC criou para este projeto, também estiveram presentes nesta sessão que decorreu no salão de congressos do CCP- Centro Cultural de Poiares, fazendo sempre as delícias dos mais pequenos, ao incluir uma vertente lúdica que tem conseguido importantes desenvolvimentos pedagógicos nas crianças.

Refira-se que esta é já a 6ª edição do projeto Empreendedorismo nas Escolas intitulado “Imagine.Create.Suceed” da CIM-Região de Coimbra que é desenvolvido nos 19 municípios que integram esta comunidade intermunicipal.

Palco Gaspar Ines2