• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

VMercadoAntigo

15 e 16 de junho | Desfile de Marchas Populares | Festival de Folclore

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e o seu Grupo Folclórico e Etnográfico estão a promover a VI Recriação do Mercado Antigo, durante todo o próximo fim-de-semana.

A grande novidade é a localização do evento, mudando da Alameda de Santo André para o Centro da Vila, numa tentativa de trazer mais dinâmica e animação ao centro histórico, criando também mais envolvimento com o comércio tradicional.

Esta VI Edição arranca às 16h de sábado, 15 de junho, onde se pretende recuar no tempo e trazer de novo os costumes e tradições das gerações mais antigas, com a recriação dos habituais mercados de ‘feira’, respeitando o rigor histórico, promovendo a demonstração e negócio de produtos enquadrados nos ofícios de ‘então’ agricultor, artesão, artificies, mercador e os taberneiros (recriados nas tasquinhas gastronómicas).

Além disso, durante toda a tarde, haverá lugar a algumas recriações, nomeadamente “Tempos vividos quase esquecidos”, levada a cabo pela CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares, com a participação dos elementos dos Ranchos Folclóricos do Município de Vila Nova de Poiares e do Centro de Convívio do Carvalho, também uma recriação de “Anos 20” e ainda um desfile equestre pela Escola de Equitação de Vila Nova de Poiares.

À noite, e porque estamos em junho, mês dos santos populares, haverá um desfile de Marchas Populares, com a participação de marchas convidadas, nomeadamente as marchas de Vilamar (Cernache), Brasfemes (Coimbra), Freguesia de Eiras (Coimbra) e a marcha popular da Cheira (Penacova).

A recriação do Mercado Antigo continua durante o dia de domingo, com jogos tradicionais e o XXIII Festival de Folclore, onde para além do grupo anfitrião – o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares – participam vários agrupamentos de diversos pontos do país, nomeadamente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei (Paredes), Rancho Folclórico Rosas de Calvete (Figueira da Foz) e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Zagalho e Vale do Conde(Penacova).

Para o Município, esta atividade de Recriação do Mercado Antigo é uma iniciativa que tem tido excelente adesão da comunidade, envolvendo-se e participando nas atividades organizadas, contribuindo para a promoção da história, cultura e tradições orais de outrora e mantendo bem viva a identidade cultural de Poiares e dos Poiarenses.