Simbolo protecao civil VNPoiares

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco com consequências nos índices de risco de incêndio (muito elevado a máximo) em especial no interior norte e centro e no Algarve, realçando-se os seguintes aspetos:

* Temperatura máxima com subida gradual nos próximos dias. Noites tropicais (mínimas acima de 18-20ºC) no interior centro e no Algarve, a estenderem-se a mais regiões nas noites seguintes;

* Humidade Relativa do Ar Humidade relativa <20% no interior durante a tarde, estendendo-se gradualmente ao litoral, com fraca recuperação noturna, exceto na faixa costeira;

* Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, soprando de noroeste na faixa costeira ocidental, por vezes forte (até 40 km/h) a norte do Cabo Raso, durante a tarde e início da noite;

* Condições de instabilidade atmosférica com baixa probabilidade.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Aumento das condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

*  PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas.

* PROIBIDO fazer Queima de Amontoados.

* PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

* PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

* PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

* PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

* PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

* É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros