• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

letraspravida

Melhor projeto de educação de adultos no concurso europeu GRUNDTVIG AWARDS

O Projeto de Alfabetização “Letras Prá Vida”, organizado pela associação iCreate, em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares, a Escola Superior de Educação de Coimbra e as quatro juntas de freguesia do concelho, conquistou o prémio de melhor projeto de educação de adultos no concurso europeu GRUNDTVIG AWARDS, promovido pela EAEA – European Association for the Education of Adults.

Para o Município de Vila Nova de Poiares este prémio é o reconhecimento público e internacional da mais-valia de um projeto que tem tido grandes índices de sucesso no concelho e que tem como objetivo diminuir a taxa de analfabetismo funcional, promovendo a literacia, inclusão social, através do desenvolvimento de competências e capacitação dos participantes.

Especialmente dirigido à população sénior do concelho, este projeto visa ainda promover o envelhecimento ativo e a participação em contextos de socialização, contribuindo assim para combater os níveis de isolamento e solidão da população mais envelhecida do concelho, contando para o efeito com a experiência do projeto “Clube Velhos Amigos”, dinamizado pela iCreate.

Recorde-se que a preocupação com os mais idosos é uma das grandes apostas desde Executivo, procurando desenvolver, individualmente e em parceria com as associações e coletividades do concelho, um conjunto de ações e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo dos idosos.

Desde a informática, às artes, passando pela atividade física e desportiva, são várias as iniciativas que têm sido desenvolvidas, procurando combater a exclusão e o isolamento da população sénior do concelho.

Refira-se ainda que a cerimónia oficial de entrega dos GRUNDTVIG AWARDS decorrerá no próximo dia 27 de junho, em Girona (Espanha).