• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

pres orcamento part

Votação das propostas dos Orçamentos Participativos Jovem e Geral decorre até 15 de setembro

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, já depositou o seu voto no Orçamento Participativo do Concelho, na urna instalada no Balcão Único de Atendimento, nos Paços do Concelho.

Recorde-se que desde quarta-feira e até ao dia 15 de setembro, todos os munícipes podem participar neste processo que, para João Miguel Henriques “assume uma importância vital para combater o afastamento dos cidadãos das instituições, promovendo a participação cívica e a cidadania ativa.”

Em votação estão quatro propostas distribuídas pelo Orçamento Participativo Geral (OPG) e Orçamento Participativo Jovem (OPJ). No primeiro caso, para o OPG, os cidadãos poderão optar pela “Aquisição de um veículo dedicado ao transporte de doentes”, apresentada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, ou pela “Criação de um parque canino”, proposta pela Associação 2Mãos4Patas.

Já para o OPJ estão em votação a proposta “Repavimentação do Campo de Jogos da Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos”, apresentado a título individual pela Presidente da Associação de Estudantes daquele estabelecimento de ensino, Inês Maria Seco Rolo, e a proposta “Amados Gatos”, também apresentada a título individual por Catarina Ofélia de Carvalho Henriques.

Como já havia sido veiculado, os cidadãos poderão fazer a sua votação de forma presencial, em seis locais distintos, nomeadamente o Balcão Único de Atendimento, na Câmara Municipal, no Centro Cultural de Poiares, e na sede de cada uma das juntas de freguesia do Concelho, sendo necessário apresentar o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.
De acordo com o regulamento, cada munícipe tem direito a quatro votos, sendo que os com idades entre os 16 e os 35 anos podem colocar três votos no OPJ e um em propostas do OPG. Já todos os munícipes com idade superior aos 35 anos, podem apresentar um voto para o OPJ e três para o OPG.