• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

bandeira eco escola

Câmara e Agrupamento lançam desafio para alargar distinção a todas as escolas do Concelho

A Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, hasteou hoje a Bandeira Eco-Escola ao som do Hino da Alegria, numa cerimónia que reconheceu o trabalho desenvolvido pelos alunos, professores, auxiliares, técnicos e direção do Agrupamento de Escolas, em parceria com a Câmara Municipal.

Refira-se que o estabelecimento de ensino concorreu em diversas tipologias, nomeadamente Resíduos, Água, Energia, Biodiversidade, Geodiversidade, Agricultura Biológica, Alimentação Saudável e Sustentável, Mobilidade e Transportes, Ruído e Florestas, e cujo objetivo final passou não só pela redução da pegada ecológica, como pela sensibilização de toda a comunidade, trabalho que culminou na atribuição deste galardão.

Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal e que esteve acompanhado pelo Vice-Presidente Artur Santos, com os pelouros da Educação e Ambiente, a presença de ambos «é a prova da importância que no Município damos à Bandeira que hoje vão hastear, mas também de uma maneira geral à temática ambiental. É nosso dever defender o meio ambiente através da adoção de boas práticas de preservação e de sustentabilidade».

Dirigindo-se em concreto para os alunos presentes, o Presidente da Autarquia afirmou que «o presente e o futuro são vós, crianças e jovens, que desempenham um papel importante na sociedade, nomeadamente com a sensibilização dos vossos pais e familiares para esta temática».

Já Eduardo Sequeira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, que felicitou alunos e professores que estiveram envolvidos no projeto, e agradecendo ainda o apoio dado pela Autarquia, aproveitou a oportunidade para lançar o desafio de que, no próximo ano, «esta bandeira possa estar a ser hasteada em todas as escolas do Agrupamento».

Aceitando o repto, João Miguel Henriques afirmou que «a Câmara Municipal associa-se desde já a esse objetivo, não só pelo facto de sermos parceiros do Agrupamento de Escolas, mas porque estamos empenhados nesta causa que é o ambiente, uma causa de todos nós, e para a qual tenho a certeza que todos irão trabalhar com extraordinário empenho e dedicação», concluiu.