• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

almnatal1

Membros eleitos nas últimas autárquicas tiveram contacto com a realidade da Câmara Municipal

Como é habitual nesta quadra, a ‘família’ da Câmara Municipal reuniu-se para o tradicional almoço de Natal que juntou todos os colaboradores que, direta ou indiretamente, trabalham com o Município, a par dos vereadores, deputados municipais, presidentes e representantes das juntas de freguesia.

Mais do que uma simples refeição, o convívio ficou marcado por diversos momentos de confraternização, com destaque para a ação de team building, que «se revestiu de uma enorme importância ao proporcionar de uma forma entusiasmante e descontraída, o reforço dos elos entre todos os colaboradores, seja qual for a área a que estejam adstritos. Foi, sem dúvida, um momento de reforço e desenvolvimento do conhecimento e coesão entre todos, e cujo objetivo último é o de proporcionar uma ‘nova’ energia que se reflita no desempenho das funções de cada um no dia-a-dia».

Sendo esta uma época propícia à realização de balanços, o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques aludiu aos resultados das últimas eleições autárquicas, referindo que “a expressão desses números não se deve apenas a nós, decisores políticos, a quem cabe o papel de gerir. Não tenho dúvidas que são o reflexo do empenho, dedicação, profissionalismo e disponibilidade dos trabalhadores da Câmara, que diariamente contribuem para a criação dessa imagem junto dos nossos concidadãos, promovendo o o desenvolvimento sustentado de Vila Nova de Poiares.

Ainda aludindo aos trágicos acontecimentos deste ano, nomeadamente os incêndios florestais que também assolaram o Concelho, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para deixar algumas palavras de conforto e, sobretudo, de esperança, reforçando que «já demos provas no passado que somos capazes de enfrentar as grandes dificuldades com a coragem e a competência suficientes para ultrapassar todas as adversidades».

João Miguel Henriques encerrou o seu discurso «fazendo votos de um Santo e Feliz Natal, com saúde e paz, e que o ano de 2018 corresponda a todos os vossos desejos»

Eleitos locais contactaram com a realidade da Câmara Municipal

almnatal2

Paralelamente, e na sequência do convite formulado por João Miguel Henriques no decorrer da última Assembleia Municipal a todos os eleitos locais nos diversos órgãos autárquicos, os vereadores, deputados municipais, presidentes e representantes das juntas de freguesia do Concelho tiveram a oportunidade de, antes do almoço de Natal, tomarem contacto com a realidade da Autarquia através de uma visita aos serviços municipais.

O ponto de encontro foi nos Paços do Concelho, onde funcionam entre outros o Balcão Único de Atendimento, Tesouraria, Contabilidade, Obras Públicas e Particulares e Ação Social. Após a visita aos diferentes gabinetes nos edifícios localizados no Largo da República, a comitiva deslocou-se até ao CCP [Centro Cultural de Poiares], onde estão os serviços relacionados com as áreas da cultura, turismo, biblioteca e museus.

Aqui a comitiva pode constatar in loco o resultado de pequenas intervenções que o espaço sofreu recentemente, bem como outras que se pretendem realizar a curto prazo, com o intuito de o tornar não só mais confortável aos utilizadores, mas também dotando o CCP de melhores acessibilidades, nomeadamente através do eliminar das muitas barreiras arquitetónicas que possui.

Seguiu-se o Complexo Desportivo Municipal, local onde o Presidente da Câmara abordou em particular a questão das piscinas municipais, atualmente encerradas. Esta é uma preocupação para o atual Executivo, pelo que deu a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de devolver à população o equipamento. No entanto, face ao enorme investimento a realizar, na ordem das muitas centenas de milhares de euros, e perante os já por demais conhecidos constrangimentos financeiros, ainda não foi possível tornar a vontade numa realidade.

Por fim, a comitiva deslocou-se até aos Estaleiros Municipais, onde teve a oportunidade de perceber as profundas alterações que ali têm sido efetuadas nos últimos quatro anos, desde logo em termos físicos, nomeadamente readaptando os espaços por forma a criar melhores condições para o desempenho das funções por parte dos colaboradores.

No entanto, as grandes alterações efetuadas prendem-se com a introdução de novas metodologias de trabalho, com destaque para a gestão de stocks e consequente controlo e contabilização de custos, «política defendida desde a primeira hora por este Executivo. Porque permite maior eficácia e eficiência na gestão, evitando desperdícios e consequentes custos acrescidos, mas em particular por permitir o rigor e a transparência na gestão da coisa pública», referiu João Miguel Henriques.

A terminar, o Presidente da Autarquia aproveitou para «agradecer a presença de todos os eleitos presentes nesta visita, que acredito tenha sido enriquecedora ao ter permitido uma visão única da realidade do dia-a-dia dos colaboradores da Câmara Municipal.

almnatal4