• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

feriado 2

Obras inauguradas pelo Sr. Ministro da Agricultura nas comemorações do Feriado Municipal

O Município de Vila Nova de Poiares inaugurou duas importantes obras integradas nas comemorações do 120º Aniversário Restauração do Concelho, o Louredo Natura Parque e o Espaço de Apoio ao Visitante.

Tratam-se de dois investimentos candidatadas a programas operacionais de financiamento comunitário no âmbito do Portugal2020, e que visam dotar o concelho de equipamentos com capacidade para acolher turistas e visitantes que se deslocam a este território procurando, paralelamente, oferecer aos poiarenses espaços de convívio e lazer que possam ser usufruídos em contexto familiar e de amigos.

Apresentado pelo próprio Presidente da Câmara Municipal, durante o Feriado Municipal, «o Espaço de Apoio ao Visitante, situado no eixo urbano da Vila inserido no prolongamento da artéria principal do centro histórico e muito próximo da Ribeira de Poiares, constitui uma área estruturante para o desenvolvimento contínuo da zona verde no sentido em que estabelece de forma clara a ligação entre espaço natural, rural e urbano, que pretende acolher os visitantes que se deslocam a Vila Nova de Poiares».

Refira-se que este equipamento se encontra dotado de zona de merendas arborizada, zona de parqueamento e zona pedonal, ponto de informação ao visitante, entre outras valências, tornando-se num espaço atrativo para o turismo e lazer e em simultâneo gerador de maior atividade social, cultural e económica para o concelho, valorizando e dignificando as margens da Ribeira de Poiares.

Este investimento foi candidatado ao CENTRO2020 com um investimento total candidatado 224.661,00€ e uma comparticipação esperada de 85%. Recorde-se que a construção deste equipamento está integrada na rede prevista que cobre todo o centro urbano de forma hierarquizada, associada aos principais investimentos públicos e privados previstos no PARU (Plano de requalificação Urbana), promovendo a sua vertente multifuncional e garantindo a coexistência e compatibilidade de usos (habitação, comércio, turismo e recreio).

EAV2

 

Louredo Natura Parque

O Louredo Natura Parque encontra-se edificado na aldeia de Louredo, na zona ribeirinha do Rio Mondego, local que se encontra indelevelmente associado a características paisagísticas e ambientais únicas. Fator privilegiado que o Município teve em conta para a sua aposta na requalificação deste espaço, através da construção de um parque ribeirinho de merendas, acessível a todos os cidadãos, tornando-o numa verdadeira zona de lazer, de convívio e de fruição pública.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «este investimento privilegia uma abordagem integrada, inovadora e com efeitos multiplicadores para dinamização da aldeia onde se encontra ( Louredo) e pretende criar um ponto de referência para a sua população através do seu envolvimento e estruturação em ações de dinamização distintivas, integradas na estratégia municipal para o turismo e valorização dos recursos naturais do concelho de Vila Nova de Poiares, assente na implementação de novos polos turísticos de base sustentada, no qual irá nascer, brevemente, um Centro de Aventura, dinamizado em parceria com uma empresa do setor que ficará instalada em terreno contíguo à presente infraestrutura».

A construção deste equipamento público foi candidatada ao PDR2020 à medida Renovação das Aldeias, com um investimento total candidatado de 120.588,48€, e uma comparticipação esperada de 50%. Refira-se que o processo de candidatura foi lançado pelo GAL/DUECEIRA, tendo sido envolvida a própria população da aldeia de Louredo através da assinatura de uma declaração de interesse na construção da obra.

PqLouredo2