Logotipo Orcamento Part2018

Montante dividido em partes iguais entre Orçamento Participativo Jovem e Orçamento Participativo Geral.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade, na última reunião do Executivo, a proposta de montantes para a edição 2018 do Orçamento Participativo, resultando num valor idêntico ao do ano anterior, 50 mil euros, divididos em partes iguais entre Orçamento Participativo Jovem e Orçamento Participativo Geral.

Depois do sucesso da primeira edição do Orçamento Participativo, a expetativa para a edição 2018 é a de que «volte a ser um grande sucesso, envolvendo toda a população, desafiando-as a participarem ativamente na gestão da ‘coisa pública’ e apresentando propostas que possam ser fatores de mobilização em torno de projetos inovadores e importantes para as comunidades locais», apontou o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

Apesar de no ano de implementação os prazos terem sido encurtados, a edição de 2018 conta com prazos mais alargados, permitindo uma maior «discussão, divulgação e maturação na apresentação de propostas», referiu o mesmo responsável, que acredita, «irá suscitar uma maior participação de todos, num reforço da participação democrática e cidadania ativa», reforçando que «é fundamental que as populações se envolvam e participem diretamente no processo de decisão e nos digam onde deve ser aplicado e investido o dinheiro do Município que, no fundo, é de todos», concluiu.

Assim, a fase de apresentação de propostas decorre entre fevereiro e abril, sendo que as ideias/propostas/projetos poderão ser apresentados, mediante formulário próprio, através de email próprio: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou presencialmente nas Assembleias Participativas que se realizarão em cada freguesia do concelho, em data e local a divulgar oportunamente.

Segue-se, em maio, o processo de análise técnica das propostas recebidas e a correspondente divulgação da lista final das propostas a concurso. A fase de votação decorrerá nos meses de junho e julho, sendo que os resultados finais serão apresentados durante o mês de setembro.

Recorde-se que o Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares tem a particularidade de se dividir em duas vertentes, uma direcionada ao público com idades entre 16 e 35 anos, designado por Orçamento Participativo Jovem(OPJ) e outra, mais alargada, designada por Orçamento Participativo Geral(OPG). Em termos de montantes, o Município definiu um valor idêntico ao de 2017, ou seja, 50 mil euros, a distribuir em partes iguais pelos dois tipos de orçamento participativo.

Refira-se ainda que todos os documentos, formulários, regulamento e informações sobre o processo estão disponíveis online na página do município, na área dedicada ao Orçamento Participativo, ou diretamente em: http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/municipio/orcamento-participativo

Cartaz OP 2018