Sessao Vespa

Iniciativa com o apoio da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra e Associação NATIVA

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu uma ação de sensibilização sobre a Vespa Velutina, vulgarmente designada por ‘vespa asiática’, em parceria com a ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra e Associação NATIVA, com o objetivo de alertar para os cuidados a ter e transmitir à população os métodos mais eficazes para o combate a esta espécie invasora.

Destinada a Técnicos, Apicultores e população em geral, a ação contou com a presença de apicultores não só de Poiares mas também dos concelhos vizinhos, demonstrando a pertinência da temática.

A sessão contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, bem como de técnicos da Associação NATIVA (Marco Portocarrero e Miguel Maia) e da Escola Superior Agrária de Coimbra, Bárbara Rodrigues, que abordaram temas como a história da Vespa, como entrou em Portugal, a sua relação com o maneio apícola e ainda os métodos de combate à espécie e as formas de extermínio dos seus ninhos.

Para o Presidente da Câmara Municipal a realização destas ações de sensibilização «é extremamente importante, na medida em que permitem alertar os apicultores e a população em geral para os perigos destas espécies invasoras, e para o seu impacto negativo nas produções de mel e derivados, que tanto prejuízo têm trazido para as explorações apícolas do concelho e da região», sublinhando ainda «o esforço que o Município, através dos serviços de proteção civil, tem desenvolvido na exterminação dos ninhos, de forma a conter esta praga e a minimizar o seu impacto nas produções».

Em paralelo, foram explicadas aos apicultores as técnicas de defesa dos apiários, alertando para os procedimentos corretos a efetuar perante esta ameaça, não só através da colocação de armadilhas, como também dar a conhecer formas de alimentar e fortalecer as colmeias.

Foram ainda explicados, não só para os apicultores, como para a população geral, os procedimentos a realizar aquando do avistamento de Vespas ou de ninhos, sensibilizando-os para os malefícios desta espécie invasora não só a nível ambiental como também económico, refletindo-se especialmente na diminuição da produção do mel.