• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Empreend O Hosp1

Projeto da Escola EB 2/3 S Dr. Daniel de Matos já tinha ganho o Concurso Municipal de Ideias de Negócio

Depois da vitória no concurso municipal de ideias de negócio destinado ao ensino secundário, o projeto Plano Total, dos alunos de Vila Nova de Poiares foi o terceiro classificado na final Intermunicipal realizada em Oliveira do Hospital, num importante reconhecimento da capacidade de empreendedorismo e inovação dos alunos poiarenses.

O projeto é da autoria dos alunos Alcibíades Soares, Carolina Coimbra e Mariana Lopes, sob orientação da professora Sara Rosário, que decidiram reinventar a estrutura utilizada em situações de emergência, designada por “Plano Duro”, tornando-o integral e dobrável.

Com três tipos de plano numa única estrutura, o projeto dos alunos poiarenses é único, fabricado em carbono, sendo mais ecológico, mais leve e de dimensões mais ajustadas ao espaço dentro de uma ambulância. O ‘Plano Total’ agrega numa única peça os três tipos de planos, o que permite a sua utilização nas mais variadas situações, de acordo com o espaço disponível na zona de acidente, bem como com a morfologia dos feridos.

Esta final Intermunicipal é o culminar do processo de seleção de projetos iniciado nos concursos municipais de ideias de negócio, realizados nos 19 municípios da CIM-RC, entidade organizadora deste concurso de empreendedorismo.

No Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Vila Nova de Poiares participaram 12 ideias inovadoras, apresentadas pelos alunos do 2º e 3º ciclos e também do ensino secundário de Vila Nova de Poiares, divididas em 2 votações diferentes – uma para a designada “Expoempresas”, onde participaram os alunos do 3º ciclo, e outra para o concurso municipal de ideias de negócio, dirigido aos alunos do ensino secundário.

No segundo ciclo, o desafio era elaborar um projeto para a criação de um produto/ ideia de negócio, que contou com a participação da turma 6ºC, com o projeto “Vamos levar Poiares na Lembrança”. No terceiro ciclo, o vencedor foi o projeto “20comMel”.

Os alunos do ensino secundário apresentaram 8 ideias de negócio, tendo o primeiro lugar sido atribuído ao projeto “Plano Total” que arrecadou o terceiro lugar na final intermunicipal – BootCamp em Oliveira do Hospital.

A originalidade e criatividade demonstrada nas ideias de negócio apresentadas é um importante indicador do envolvimento e da motivação dos jovens para esta temática do empreendedorismo, representando por isso que esta é também uma aposta ganha do Município.

Para o Município o objetivo principal é suscitar o interesse e apetência dos jovens para a temática da inovação e do empreendedorismo, dotando-os de capacidades e competências que serão fundamentais no seu futuro profissional.

A aposta nesta iniciativa tem dado alguns frutos, com algumas ideias de negócio já concretizadas e em fase de produção e comercialização, demonstrando que o potencial de criatividade tem sido aproveitado e é gerador de ideias de negócio de sucesso.

Consciente do crescente impacto que estas iniciativas têm tido junto dos jovens, o Município tem também em preparação o concurso “Empreender em Vila Nova de Poiares”.

Empreend O Hosp2