Aulas têm lugar às 3ªs e 5ªs feiras das 14h às 16h | Inscrições no CCP

O crescente número de estrangeiros a viver em Vila Nova de Poiares e a necessidade de dar resposta às suas necessidades levou o Município de Vila Nova de Poiares a apostar no alargamento do Curso de Língua Portuguesa dirigido a toda a comunidade estrangeira residente no Concelho.

Ao invés de estar concentrado num mês de verão, os ‘alunos’ de diversas nacionalidades podem agora ao longo de todo o ano aprender a língua de Camões frequentando as aulas que terão lugar duas vezes por semana.

O objetivo é abranger o maior número de participantes, proporcionando-lhes a oportunidade de aprenderem ou melhorarem o seu conhecimento da língua portuguesa, e permitir-lhes uma melhor facilidade de relacionamento e vivência na comunidade onde estão inseridos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, esta iniciativa é uma “forma eficaz de eliminar as barreiras linguísticas à vasta comunidade estrangeira que reside em Vila Nova de Poiares, ao mesmo tempo que lhes proporciona uma melhor inclusão na sociedade”.

Tendo em linha de conta que “a língua é uma das principais barreiras a essa inclusão”, o mesmo responsável acredita que a o alargamento deste curso é “uma resposta à preocupação em eliminar esses obstáculos, promovendo ainda um exercício pleno de cidadania a todos os munícipes que, mesmo não sendo naturais do Concelho nem possuírem nacionalidade Portuguesa, optaram por Vila Nova de Poiares para o seu local de residência”.