Guarda-Redes e Treinadores de caráter internacional são os grandes destaques desta edição
Decorreu na passada sexta-feira a conferência de imprensa para apresentação da III Conferência de Treino de Guarda-Redes, iniciativa que vai ter lugar novamente em Poiares, nos dias 1, 2 e 3 de junho. A conferência de imprensa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, do Vice-Presidente, Artur Santos, bem como de Ricardo Rebelo Gonçalves (treinador de Guarda-redes do Anadia Futebol Clube, ex-treinador de Guarda-redes dos escalões de formação da Associação Académica de Coimbra – OAF, docente na Escola Superior de Educação do Politécnico de Leiria); Vítor Nobre Salgueiro (treinador de guarda-redes e ex-atleta da Associação Desportiva de Poiares) e Luís Miguel Santos, presidente da Associação Desportiva de Poiares.
Esta será a terceira edição com diversas caras bem conhecidas do ‘mundo da bola’ e conta com uma maior presença de personalidades do futebol internacional. Contará com a presença de treinadores de guarda-redes da primeira liga, Jorge Vital e Nuno Romano (Braga), Ricardo Sousa (Belenenses) e Pedro Taborda (Moreirense), e internacionais como Marek Dragosz (Polónia; Keepers Foundation); Ricardo Pereira (Royal Standard de Liège, Bélgica); Rui Barbosa (Wolverhampton Wanderers Football Club, Inglaterra); António Ferreira (FC Shakhtar Donetsk, Ucrânia); Pedro Ferrer ( Shijiazhuang Ever Bright Football Club, China); bem como alguns treinadores de escalões de formação como Miguel Miranda – Coordenador e treinador dos Guarda-redes de formação do Sporting Clube de Portugal, bem como, do Prof. Dr. Rui Matos (Instituto Politécnico de Leiria) a nutricionista Inês Fernandes e da psicóloga do desporto Ana Ramires. O futebol feminino está representado pelas guarda-redes Rute Costa, Ana Rita Oliveira e Bárbara Marques do Braga e Carolina Proença do Poiares.
O encontro arranca com o “Workshop de Análise e Observação – Operacionalização - Utilização de um software mais comum e amador, por oposição aos utilizados em estruturas profissionais”, da responsabilidade do formador Ricardo Alves do Clube Desportivo de Tondela, mas ao longo dos 3 dias vão estar em destaque temas como “O equilíbrio entre reação e antecipação”; “Planeamento da Pré-Época no treino do guarda-redes”; “Modelo de treino na formação”; “Contexto de Remate - Da base para os Detalhes”; "Defesa da profundidade"; “A concentração no guarda-redes”; “Otimização física do guarda-redes”; "Excelência e Otimização de Performance no treino de GR”; “A importância da visão periférica e da atenção no guarda-redes” e até as “Especificidades nutricionais na otimização da performance do guarda-redes”.
A conferência, com uma componente de formação acreditada pelo IPDJ para a renovação da cédula de treinador com 4.2 unidades de crédito, e sendo também creditada para formação de professores.
O grande caráter diferenciador deste evento consiste na articulação entre a componente teórica e a aplicação em campo dos conhecimentos, permitindo, desta forma, uma aquisição de competências integrada e completa. Além da participação ser gratuita.
Para o Município, trata-se de «apostar e promover a prática do desporto e do futebol, mas de uma forma educativa e pedagógica, com enfoque na vertente de formação, permitindo uma aprendizagem e um contacto mais próximo com profissionais de alta competição», conforme apontou o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, permitindo, «colocar Poiares como referência também na área do desporto, uma vez que este é o terceiro ano consecutivo em que se realiza um evento desta relevância».
Refira-se que a organização é levada a cabo pelo Município, em parceria com Ricardo Rebelo Gonçalves e com o Vítor Nobre Salgueiro, contando com vários apoios, entre os quais do Instituto Português da Juventude, da Associação Desportiva de Poiares, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, Instituto Politécnico de Leiria, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e ainda com os patrocínios do “Hotel Dona Inês”, “Palácio da Lousã-Boutique Hotel”, “Casa de Campo do Soutelo”; “Mafe”, “DSMEI”, Alves Bandeira, Rubis Gás e “NGA Soccer”, Rbersilver, Hotel Dom Luís e Quinta no Pinhal, entre outros nomes.
Mais informação e programa definitivo em www.facebook.com/Poyaresagenda e na página do evento: https://www.facebook.com/events/1202746043162294/