• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Conferencia treino guarda redes1

Evento junto mais de duzentos participantes ao longo de 2 dias

O Treino de Guarda-Redes de Futebol esteve em ‘estudo’ e em destaque ao longo do fim-de-semana em Poiares, na terceira edição desta iniciativa que alia a componente teórica à prática.

A adesão tem vindo a subir de edição para edição, este ano com cerca de 250 participantes, mostrando a apetência do ‘publico-alvo’ para a discussão desta temática, cuja componente de formação era acreditada pelo IPDJ para a renovação da cédula de treinador com 4.2 unidades de crédito, e sendo também creditada para formação de professores.

Sob o lema “Defende os teus objetivos”, esta III edição da Conferência de Treino de Guarda-Redes de Futebol contou com a presença de diversas caras bem conhecidas do ‘mundo da bola’ não só do futebol português, como do futebol internacional. Pedro Roma, treinador de guarda-redes das Seleções Nacionais, Jorge Vital e Nuno Romano (Braga), Ricardo Sousa (Belenenses), Pedro Taborda (Moreirense), Marek Dragosz (Polónia; Keepers Foundation); Ricardo Pereira (Royal Standard de Liège, Bélgica); Rui Barbosa (Wolverhampton Wanderers Football Club, Inglaterra); António Ferreira (FC Shakhtar Donetsk, Ucrânia); Pedro Ferrer ( Shijiazhuang Ever Bright Football Club, China) foram alguns dos nomes mais conhecidos aos quais se juntaram também alguns treinadores de escalões de formação como Miguel Miranda – Coordenador e treinador dos Guarda-redes de formação do Sporting Clube de Portugal, bem como, do Prof. Dr. Rui Matos (Instituto Politécnico de Leiria) a nutricionista Inês Fernandes e da psicóloga do desporto Ana Ramires.

O futebol feminino esteve também representado pelas guarda-redes Rute Costa, Ana Rita Oliveira e Bárbara Marques do S.C.Braga e Carolina Proença da Associação Desportiva de Poiares.

O encontro arrancou com o “Workshop de Análise e Observação – Operacionalização - Utilização de um software mais comum e amador, por oposição aos utilizados em estruturas profissionais”, da responsabilidade do formador Ricardo Alves do Clube Desportivo de Tondela, mas ao longo dos 3 estiveram em destaque temas como “O equilíbrio entre reação e antecipação”; “Planeamento da Pré-Época no treino do guarda-redes”; “Modelo de treino na formação”; “Contexto de Remate - Da base para os Detalhes”; "Defesa da profundidade"; “A concentração no guarda-redes”; “Otimização física do guarda-redes”; "Excelência e Otimização de Performance no treino de GR”; “A importância da visão periférica e da atenção no guarda-redes” e até as “Especificidades nutricionais na otimização da performance do guarda-redes”.

Iniciativa aliou teoria à prática
O grande caráter diferenciador deste evento, além da participação ser gratuita, consistiu na articulação entre a componente teórica e a aplicação em campo dos conhecimentos, permitindo, desta forma, uma aquisição de competências integrada e completa.

Para o Município, trata-se de «apostar e promover a prática do desporto e do futebol, mas de uma forma educativa e pedagógica, com enfoque na vertente de formação, permitindo uma aprendizagem e um contacto mais próximo com profissionais de alta competição», conforme apontou o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, permitindo, «colocar Poiares como referência também na área do desporto, uma vez que este é o terceiro ano consecutivo em que se realiza um evento desta relevância e em que a capacidade de bem-receber e de organizar eventos de excelência veio mais uma vez ao de cima», referiu.

Refira-se que a organização é levada a cabo pelo Município, em parceria com Ricardo Rebelo Gonçalves e Vítor Nobre Salgueiro.

Conferencia treino guarda redes2