Noites verao top

Iniciativa pretende recuperar a tradição dos serões nos largos da capela

O Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com as quatro juntas de freguesia do concelho e a Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP), está a organizar a iniciativa “Ciclo de Noites de Verão”, que começa já este sábado, 16 de junho.

A iniciativa inclui sessões de cinema, teatro e poesia, tendo como objetivo levar a cultura aos ‘quatro cantos’ do concelho, privilegiando as áreas mais afastadas do centro, decorrendo sempre ao fim-de-semana, à noite, a partir das 21h, ao ar livre nos diversos largos de capela, revisitando as tradições antigas dos territórios mais rurais, em que as pessoas se juntavam ao serão na rua para conviverem e confraternizarem.

As atividades são direccionadas para um público mais sénior, com dificuldade de se deslocarem ao centro do concelho, onde habitualmente decorrem as atividades culturais, pelo que a aposta foi levar a cultura até às pessoas, promovendo exclusivamente autores portugueses, nas diferentes artes, eliminando desta forma também qualquer barreira ou dificuldade de perceção dos conteúdos.

A iniciativa tem ainda o caráter de apoio psicossocial na medida em que se inclui no esforço de recuperar o ânimo e dar um pouco mais de alegria às populações afetadas pelos incêndios de 2017.

«Não importa só recuperar as estruturas físicas, há que também apoiar e recuperar o ‘moral’ das populações, ajudando-as a ultrapassar as dificuldades inclusivamente a nível emocional», referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

Esta é também uma aposta do Município na dinamização e reforço da política cultural que tem vindo a ser implementada desde o início do primeiro mandato, e que tem resultado num crescimento exponencial de iniciativas e atividades, que são organizadas praticamente todos os fins-de-semanas, demonstrando a vitalidade do associativismo concelhio.

«Poiares está a mexer, e isso é bem visível nas inúmeras atividades que são organizadas, especialmente ao fim-de-semana, criando movimentação de pessoas, não só do concelho, como de outros concelhos vizinhos, criando atratividade também turística», refere o Autarca, acrescentando que, o objetivo desta iniciativa «é alargar o leque de atividades culturais também às outras localidades do concelho, e não ficar só pelo centro da vila, numa ótica de descentralização e política de proximidade que temos vindo a implementar desde que tomámos posse».

«O nosso foco são as pessoas e é para elas que trabalhamos todos os dias. Apostámos na descentralização das reuniões da Assembleia Municipal, tornando os órgãos de decisão mais próximos das pessoas, criámos atendimentos ao domicílio na área da ação social, por isso não fazia sentido que as atividades culturais acontecessem só no centro da vila, pelo que decidimos apostar neste reforço da dinamização cultural por todo o concelho», afirmou.

Refira-se que as sessões deste ciclo de Noites de Verão decorrem sempre ao fim-de-semana, à noite, a partir das 21h, ao ar livre nos diversos largos de capela existentes por todo o concelho.

Consulte toda a programação em: www.cm-vilanovadepoiares.pt ou na página da presidência no facebook em: https://www.facebook.com/events/180018062840344/