• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

aulas pt

Iniciativa da Câmara Municipal abrangeu cerca de meia centena de participantes 

Com a crescente comunidade estrangeira a residir em Vila Nova de Poiares e perante a necessidade de dar resposta às suas necessidades de integração, a Câmara Municipal decidiu promover mais um curso de português dirigido a esses munícipes.

O epílogo da ‘classe de 2018’ teve lugar num almoço convívio que decorreu numa unidade de restauração local, onde para além dos ‘alunos’, marcou presença o Presidente do Município de Vila Nova Poiares, João Miguel Henriques, e que serviu para reforçar os laços entre cidadãos das mais variadas nacionalidades.

João Miguel Henriques fez questão de referir «a importância que a comunidade estrangeira representa para o nosso Concelho, nomeadamente por serem já cerca de 5% da população residente», pelo que «esta iniciativa é uma forma eficaz de eliminar as barreiras linguísticas, ao mesmo tempo que proporciona uma melhor inclusão na sociedade».

Perante o sucesso que tem sido alcançado na realização do curso de língua portuguesa, João Miguel Henriques escolheu o momento para «anunciar vontade do Município em promover estas aulas ao longo de todo o ano, com início a partir do próximo mês de setembro».

Tendo em linha de conta que «a língua é uma das principais barreiras a essa inclusão», o mesmo responsável acredita que o alargamento deste curso «é uma resposta à preocupação em eliminar esses obstáculos, promovendo ainda um exercício pleno de cidadania a todos os munícipes que, mesmo não sendo naturais do concelho nem possuindo nacionalidade Portuguesa, optaram por Vila Nova de Poiares para o seu local de residência».