gala 1

Cerimónia reconheceu esforço e empenho de atletas e clubes

A Gala do Desporto 2018 decorreu no Complexo Desportivo Municipal e destacou os atletas, clubes e associações que mais se distinguiram ao longo do ano, em Vila Nova de Poiares, numa organização da Câmara Municipal.

O objetivo desta iniciativa é promover e reconhecer aqueles que ao longo de todo o ano «contribuiram para a promoção do desporto e do nome de Vila Nova de Poiares», como referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, durante o evento.

Um dos pontos altos desta Gala foi a distinção do conhecido atleta Fernando Mamede, um dos maiores nomes do atletismo português e que, entre outros feitos, foi o primeiro atleta nacional a estabelecer um recorde do Mundo, nomeadamente o de 10.000 metros obtido em julho de 1984 e que perdurou até agosto de 1989. O campeão de atletismo, visivelmente emocionado fez questão de agradecer a distinção que recebeu, aproveitando o momento para deixar algumas palavras de incentivo e reconhecimento aos desportistas presentes. «Quem sabe se não sairão de Poiares também alguns recordistas mundiais…», referiu, ressaltando que os prémios e galardões «são fruto do trabalho, da vontade e do querer».

Já, o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques destacou a «história de dedicação e superação que constituem um exemplo de trabalho e desportivismo, e que o tornam num verdadeiro campeão», sublinhando que «é um grande orgulho poder ter entre nós Fernando Mamede e poder homenagear este grande homem do atletismo».

Marco Rodrigues recebeu prémio “Reconhecimento do Município” e Rony Lopes o galardão “Alto Prestígio”
No total foram 11 as categorias em discussão, sendo que outro dos grandes momentos esteve guardado para a entrega dos prémios “Alto Prestígio” e “Reconhecimento do Município”. Rony Lopes, internacional português, chamado pela primeira vez à seleção A, e que joga atualmente no Mónaco e que começou a sua carreira na Associação Desportiva de Poiares recebeu o galardão Alto Prestígio, enquanto o atleta da ARSM e docente no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, como professor de Educação Física e Desporto, Marco Rodrigues, recebeu o prémio “Reconhecimento do Município”.

Dos restantes prémios em disputa, sairam vencedores Joana Féteira, no prémio de mérito do desporto escolar, Camila Jesus, na categoria atleta do ano sub-14, Francisco Rodrigues, na categoria atleta do ano sub-18, Gustavo Mendes, na categoria de atleta do ano Maiores de 18, a equipa de sub-19 feminino da Associação Desportiva de Poiares na categoria de equipa do ano, Tiago José Felgar, na categoria de treinador do ano e Marta Neves, na categoria dirigente do ano. Destaque ainda para o prémio incentivo, atribuído à empresa Alves Bandeira, e ainda uma categoria nova, introduzida na edição deste ano, o prémio comunicação, que foi atribuído à rádio Mundial FM.

Gala exaltou o desporto no Concelho
A encerrar a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para «felicitar todos aqueles que foram nomeados e distinguidos», sublinhando que a Gala do Desporto «é uma grande festa do desporto, e o espaço de excelência para homenagear e valorizar o esforço e empenho daqueles que se dedicam de corpo e alma à prática ou à promoção da atividade desportiva».

«Felizmente que temos tantos e tão bons desportistas, capazes de tantos e tão relevantes feitos. Poiares pode orgulhar-se do desporto e dos desportistas do nosso concelho», concluiu.

Refira-se por último, que a apresentação da Gala do Desporto esteve a cargo da poiarense Rita Feteira, jornalista do jornal Record e do apresentador da Rádio MundialFM, José Brinco. O evento contou ainda com a animação musical da Filarmónica Fraternidade Poiarense e a animação da CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares.

Fotos e video disponíveis em: https://www.facebook.com/Presidencia.VilaNovadePoiares

Gala 2