• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

logo noite saudavel HR

Iniciativa em parceria com o Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA Portugal)

A Câmara Municipal de Vila de Poiares integra o conjunto de municípios que estabeleceram uma parceria para a dinamização do Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, com vista à redução ou mesmo eliminação de comportamentos e fatores de risco associados à recreação noturna.

Depois de já ter assinado o protocolo de adesão, o projeto foi também apresentado em sede do Conselho Municipal de Segurança, dando conta das várias dimensões de atuação, bem como dos projetos e ações que podem ser desenvolvidas no âmbito desta iniciativa.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, «o objetivo é alertar para a multiplicidade de fatores de risco associados aos hábitos recreativos noturnos, sensibilizando para a necessidade de intervenção, na medida em que, muitas vezes, acabam em episódios de sinistralidade rodoviária, violência, consumo de drogas ilícitas, entre outros, com consequências muito graves».

«Esta é uma realidade transversal à esmagadora maioria dos municípios do nosso país e da europa, pelo que é necessário intervir de forma objetiva», afirmou.

É neste sentido que, conscientes do papel importante que os contextos recreativos desempenham na vida dos jovens e das comunidades, foi desenvolvido o projeto Noite Saudável que, investindo na prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool, consumo de drogas ilícitas e na sinistralidade rodoviária, procura contribuir para eliminar/atenuar os fatores de risco associados à recreação noturna, bem como promover fatores de proteção e potenciaçao da resiliência comunitária.

De salientar também a importância da envolvência dos espaços de recreação noturna, que serão parte ativa e fundamental para o desenvolvimento de um conjunto de ações e projetos de forma a promover o bem-estar, a segurança e a qualidade desses mesmos espaços e, desta forma, contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos habitualmente associados ao estilo de vida noturno das nossas comunidades.

Refira-se ainda que a coordenação científica deste projeto é do Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA Portugal) em articulação também com o Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico - CRI de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).