• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

microninho2

Incubadora social desenvolve o seu trabalho em Vila Nova de Poiares desde 2017

Intitulado “Microninho-Incubadora Social”, este projeto multidisciplinar tem como objetivo promover a criação de projetos de vida alternativos e sustentáveis para pessoas em situação de desemprego e famílias em situação de vulnerabilidade (potencial ou efetiva), através do designado microempreendedorismo inclusivo.

A funcionar em Vila Nova de Poiares desde 2017, este projeto desenvolve a sua intervenção em articulação com a rede de parceiros locais (Serviço de Ação Social, Gabinete de Inserção Profissional, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Poiares, Núcleo Local de Inserção da Segurança Social e Gabinete de Apoio ao Empreendedor), numa ação multidisciplinar que promove não só a empregabilidade como também o empreendedorismo e a inovação social, adaptando os tipos de apoio consoante as capacidades e necessidades de cada agregado familiar.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «este é um dos projetos que demonstra bem a aposta deste Executivo nas pessoas e na valorização das suas capacidades, quer seja através da sua integração no mercado de trabalho, quer seja ajudando os próprios beneficiários a descobrir e apostar nas suas potencialidades empreendedoras».

«Não só contribuimos para ajudar as pessoas a sair da situação de vulnerabilidade em que se encontram, contribuindo para a recuperação económica dos seus agregados familiares, mas sobretudo e principalmente, para a recuperação da sua própria auto-estima e dignidade pessoal, ao encontrarem a capacidade de se tornarem ativos e capazes de gerir o seu próprio negócio», afirmou.

Ao todo já foram acompanhados mais de 25 agregados familiares, orientando para a empregabilidade cerca de 18 beneficiários, em que alguns destes já integraram o mercado de trabalho, mas também encaminhando e apoiando outros casos ao nível de empreendedorismo. Alguns destes casos concretizaram já as suas próprias ideias de negócio, com criação das suas próprias empresas, outros encontram-se ainda em fase de incubação.

O Microninho-Incubadora Social é um projeto promovido pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, cofinanciado pelo POISE e pelos Municípios de Vila Nova de Poiares, Condeixa, Lousã e Penela, enquanto parceiros e investidores sociais.

Microninho VNP2