• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

JA 01 reduced

Podem candidatar-se jovens entre os 14 e os 18 anos

O Município de Vila Nova de Poiares lançou o programa "Jovens Autarcas", permitindo aos mais jovens poder experimentar o que é ser 'Presidente' e gerir uma verba de 10 mil euros.

A participação dos mais jovens no processo de administração da 'coisa pública' é uma das grandes preocupações deste Executivo Municipal.

«As opiniões dos mais jovens, as suas ideias e perspetivas de futuro são muito importantes para nós», referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, para quem este programa vem «permitir aos jovens poiarenses uma maior capacidade de participação ativa nas decisões do seu concelho», ao mesmo tempo que lhes coloca o desafio de «representar o papel de porta-voz dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento que lhe é atribuído, e procurando concretizar os projetos que idealizaram e apresentaram no seu manifesto eleitoral».

O prazo para apresentação de candidaturas ao Programa Jovens Autarcas decorre até ao próximo dia 16 de novembro, sendo que os candidatos terão que passar por um processo semelhante a uma verdadeira campanha eleitoral, com manifesto eleitoral, debates e outras ações de forma a cativar o seu 'eleitorado' e vencer as eleições que terão lugar no dia 11 de dezembro.

Os três candidatos com maior número de votos compõem o executivo “Jovens Autarcas”, com o candidato mais votado a ser designado “Jovem Presidente”, e os seguintes designados 1.º e 2º Vereadores.

Mandato de um ano e orçamento de 10 mil euros
Nos termos do regulamento deste programa, ao executivo dos "Jovens Autarcas" eleito será atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares um montante de 10 mil euros, que se destina à concretização do programa e propostas definidas pelo executivo “Jovens Autarcas”, com base nos programas eleitorais apresentados.

O mandato tem a duração de um ano, aproximadamente, havendo também limitação de mandatos a dois anos consecutivos no caso do “Jovem Presidente” não podendo voltar a candidatar-se no ano seguinte.
Refira-se ainda que toda a informação e documentação está disponível no site do Município, em http://www.cm-vilanovadepoiares.pt , sendo que quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais podem ser obtidos através dos contactos: 964 038 645 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .