• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

POIARES TRAIL

Prova é cada vez mais uma referência para os amantes do trail running e contacto com a natureza

A edição de 2019 do Poiares Trail reuniu mais de 1.500 de “amantes” da corrida entre a prova de trail longo (32 km), trail curto (17 km), trail jovem (15km) e caminhada (12 km), a que se juntou no dia anterior o PT Kids e prova de obstáculos, num evento que de ano para ano tem vindo a ter cada vez mais participantes, reeditando os níveis de sucesso que tanto prestígio têm granjeado a esta organização.

A grande novidade deste ano foi a inclusão da margem esquerda do Mondego no percurso, com um troço de aproximadamente 4km, contribuindo para o reforço do contacto com a natureza e a possibilidade de conhecer alguns recantos e paisagens que, habitualmente, não são frequentados.

Destaque ainda para os elevados níveis de competitividade registados na prova de 32k que, como habitualmente, integrou o Circuito Nacional de Trail.

Organizada pela Secção de Atletismo da Associação Recreativa de São Miguel, e em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, a prova iniciou-se no dia com as tradicionais jornadas técnicas, que forneceram ‘instrumentos’ importantes de trabalho, tanto para treinadores como para atletas, abordando temáticas como a “Caracterização do Atleta Portugues de Trail”, “A osteopatia no desporto” e ainda “Das vertentes clássicas do Atletismo ao Trail”, onde alguns dos trail runners de topo nacional se propuseram partilhar as suas experiências e a sua perspetiva sobre a evolução da modalidade ao longo dos anos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, que também fez questão de participar na prova, «o POIARES TRAIL 2019 foi novamente um grande sucesso, não só para a ARSM e para a sua Secção de Atletismo, como para o Concelho, contribuindo de forma determinante para colocar Vila Nova de Poiares na rota dos grandes eventos, e enquanto destino turístico de excelência em particular de âmbito desportivo».

João Miguel Henriques, aproveitou por isso a oportunidade para «felicitar todos quantos direta ou indiretamente colaboraram no POIARES TRAIL, pois este sucesso não seria possível sem o inexcedível empenho e dedicação de voluntários de um profissionalismo incansável, que trabalharam inúmeras horas, dias e meses, para que nada falhasse, quer na escolha e marcação dos percursos, na segurança ou em toda a logística da prova», apontando, por isso, que «excelência é a única palavra para descrever a organização de uma prova desta dimensão».

Em termos competitivos, os resultados ditaram como vencedores Rodrigo Santos no Trail jovem 15k, Diogo Gomes no Trail curto 17k e Miguel ângelo no Trail longo de 32k. Todos os resultados estão disponíveis na plataforma Prozis (em: prozis.com/poiarestrail), um dos muitos parceiros e sponsors do evento.

Galeria de fotos disponível em www.facebook.com/presidencia.vilanovadepoiares